Dificuldades de aprendizagem na escola: o olhar do professor

Autores

  • Dorca Rufino Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Isabela Augusta Andrade Souza Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9320

Resumo

Este artigo refere-se às dificuldades de aprendizagem no cotidiano escolar. Investigou-se as dificuldades encontradas, estratégias metodológicas, encaminhamentos a especialistas, apoio da escola e família. A pesquisa se desenvolveu com professores de escolas públicas e particular de Sinop-MT. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa. Verificou-se que a presença da família, metodologias adequadas e interesse dos professores, somados ao apoio da instituição são incontestáveis para amenizar as dificuldades escolares. Essa realidade poderá ser até mesmo revertida somada as ações e pessoas comprometidas com o aluno com dificuldade escolar.


Palavras-chave: dificuldades de aprendizagem; escola; professor; aluno; metodologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dorca Rufino, Universidade do Estado de Mato Grosso

Acadêmica do curso de Pedagogia da UNEMAT - campus de Sinop

Isabela Augusta Andrade Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professora do departamento de Pedagogia da UNEMAT - campus de Sinop

Referências

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

JOSÉ, Elisabete da Assunção; COELHO, Maria Teresa: Problemas de Aprendizagem. 9. ed. São Paulo: Ática, 2008.

PILETTI, Nelson: Psicologia educacional. 17. ed. São Paulo: Ática, 2004.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de: Leituras Freireanas sobre Educação. São Paulo: UNESP, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

Downloads

Publicado

07-12-2012

Como Citar

Rufino, D., & Souza, I. A. A. (2012). Dificuldades de aprendizagem na escola: o olhar do professor. Eventos Pedagógicos, 3(3), 44–52. https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9320