Dificuldades de aprendizagem na escola: o olhar do professor
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9320Resumo
Este artigo refere-se às dificuldades de aprendizagem no cotidiano escolar. Investigou-se as dificuldades encontradas, estratégias metodológicas, encaminhamentos a especialistas, apoio da escola e família. A pesquisa se desenvolveu com professores de escolas públicas e particular de Sinop-MT. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa. Verificou-se que a presença da família, metodologias adequadas e interesse dos professores, somados ao apoio da instituição são incontestáveis para amenizar as dificuldades escolares. Essa realidade poderá ser até mesmo revertida somada as ações e pessoas comprometidas com o aluno com dificuldade escolar.
Palavras-chave: dificuldades de aprendizagem; escola; professor; aluno; metodologia.
Downloads
Referências
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
JOSÉ, Elisabete da Assunção; COELHO, Maria Teresa: Problemas de Aprendizagem. 9. ed. São Paulo: Ática, 2008.
PILETTI, Nelson: Psicologia educacional. 17. ed. São Paulo: Ática, 2004.
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de: Leituras Freireanas sobre Educação. São Paulo: UNESP, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.