Proposta didática para o ensino de geometria espacial reutilizando materiais
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9326Resumo
Novas estratégias e metodologias têm sido foco de interesse na educação matemática a fim de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, bem como na intenção de dar sentido àquilo que é ensinado. Com a elaboração deste trabalho visamos verificar se a construção dos sólidos geométricos com a reutilização de materiais pode despertar nos alunos o desenvolvimento de competências matemáticas além de fazer a correlação da matemática com as demais áreas do conhecimento e demonstrar sua importância nas mais variadas situações presentes no dia a dia que nem sempre são percebidas. A aplicação da atividade aconteceu em uma turma do 3ª ano do ensino médio. Os resultados obtidos foram satisfatórios, tendo em vista que os alunos se aproximaram de conhecimentos, com os quais poderão criar relações sociais constituídas de sensibilidade, criatividade e criticidade, características essenciais para a construção de novos saberes.
Palavras-chave: ensino da matemática; geometria espacial; sólidos geométricos; reutilização de materiais.
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