Proposta didática para o ensino de geometria espacial reutilizando materiais

Autores

  • Eliane Vasconcelos Santos
  • Thiélide Verônica da Silva Pavanelli Troian

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9326

Resumo

Novas estratégias e metodologias têm sido foco de interesse na educação matemática a fim de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, bem como na intenção de dar sentido àquilo que é ensinado. Com a elaboração deste trabalho visamos verificar se a construção dos sólidos geométricos com a reutilização de materiais pode despertar nos alunos o desenvolvimento de competências matemáticas além de fazer a correlação da matemática com as demais áreas do conhecimento e demonstrar sua importância nas mais variadas situações presentes no dia a dia que nem sempre são percebidas. A aplicação da atividade aconteceu em uma turma do 3ª ano do ensino médio. Os resultados obtidos foram satisfatórios, tendo em vista que os alunos se aproximaram de conhecimentos, com os quais poderão criar relações sociais constituídas de sensibilidade, criatividade e criticidade, características essenciais para a construção de novos saberes.

Palavras-chave: ensino da matemática; geometria espacial; sólidos geométricos; reutilização de materiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOYER, Carl. B. História da Matemática. São Paulo. Edgard Blücher Ltda. 1974.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sara. Investigação Qualitativa em Educação: Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista: Porto Editora 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: temas transversais. Brasília, 1998.

______ . Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Médio: bases legais. Brasília: SEMT, 2001. Disponível em: portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf . Acesso em: 10 de janeiro de 2012.

______ . Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes básicas da educação. Brasília, DF, 20 dez. 1997. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm > Acesso em: 20 de maio de 2012.

COSTA LIMA, da P. G.; SOUZA, de A. C. Aplicando os 3 Rs. Secretaria Municipal De Educação/ Secretaria De Estratégias Rurais. Gravura – SC: Disponível em: http://www.garuva.sc.gov.br/arquivos/aplicando_os_3r.pdf. Acesso em: 22 de junho de 2012.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática. 2. ed. São Paulo: Summus; Campinas: UNICAMP, 1986.

______ . Educação Matemática: Da teoria á prática. 4 ed. Campinas: Papirus, 1996.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e praticas. 9 ed. São Paulo: Gaia, 2004.

DOLCE, Osvaldo; Polpeu, José Nicolau. Fundamentos de Matemática Elementar. 6 ed. volume 10. São Paulo: Atual, 2005.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

FLEMING, Sílvia Falleiros (Org). Manual para Elaboração de Trabalhos Científicos, Redação Oficial e Comercial. Cascavel: Coluna do Saber, 2005.

IEZZI, G. Et all. Coleção Fundamentos da Matemática Elementar. Geometria Plana. Volume 09, 8 ed. Atual editora, 2008.

______ . Coleção Fundamentos da Matemática Elementar. Geometria Espacial. Volume 10, 6 ed. Atual, 2008.

Downloads

Publicado

07-12-2012

Como Citar

Santos, E. V., & Troian, T. V. da S. P. (2012). Proposta didática para o ensino de geometria espacial reutilizando materiais. Eventos Pedagógicos, 3(3), 310–319. https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9326

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)