A indisciplina nos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9330Resumo
O presente artigo resulta de uma pesquisa que buscou conhecer a prática dos professores mediante a indisciplina em sala de aula na Escola Municipal de Ensino Básico Basiliano do Carmo de Jesus, Sinop-MT. Estudamos as intervenções realizadas, as condicionantes e consequências da indisciplina para todos da comunidade escolar. Empregamos o método exploratório qualitativo, para coleta de dados e, através de um questionário, entrevistamos as professoras. Concluímos que as professoras consideram a indisciplina como um problema um obstáculo e que esta influencia no ensino aprendizagem dos alunos bem como na prática do professor.
Palavras-chave: disciplina/indisciplina; professor; sala de aula.
Downloads
Referências
ALUNO A Aluno A: depoimento. [26 de setembro. 2012]. Entrevistadora: Maricler Becker. Sinop, MT, questionário elaborado para monografia A Indisciplina nos anos Iniciais do Ensino Fundamental.
ALUNO B. Aluno B: depoimento. [26 de setembro. 2012]. Entrevistadora: Maricler Becker. Sinop, MT, questionário elaborado para monografia A Indisciplina nos anos Iniciais do Ensino Fundamental.
ANTUNES, Celço. A Dimensão de uma Mudança. Campinas: Papirus, 1999.
FREIRE, Paulo. Educação Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
GARCIA ,J. A gestão da Indisciplina na escola. In: COLÓQUIO DA SEÇÃO PORTUGUESA DA AFIRSE. 11, Lisboa. Atas... Lisboa: Estrela e Ferreira. 2001. p. 375-381.
PROFESSORA A. Professora A: depoimento. [26 de setembro. 2012]. Entrevistadora: Maricler Becker. Sinop, MT, questionário elaborado para monografia A Indisciplina nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
PROFESSORA B. Professora B: depoimento. [26 de setembro. 2012]. Entrevistadora: Maricler Becker.Sinop, MT, questionário elaborado para monografia A Indisciplina nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
PROFESSORA C. Professora C: depoimento. [26 de setembro. 2012]. Entrevistadora: Maricler Becker. Sinop, MT, questionário elaborado para monografia A Indisciplina nos anos Iniciais do Ensino Fundamental.
PROFESSORA D. Professora D: depoimento. [26 de setembro. 2012]. Entrevistadora: Maricler Becker. Sinop, MT, questionário elaborado para monografia A Indisciplina nos anos Iniciais do Ensino Fundamental.
TRIVINOS, Orlando. Introdução a Pesquisa e Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1987.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção coletiva. Campinas: Papirus, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.