A indisciplina nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Maricler Becker
  • José Luiz Muller

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9330

Resumo

O presente artigo resulta de uma pesquisa que buscou conhecer a prática dos professores mediante a indisciplina em sala de aula na Escola Municipal de Ensino Básico Basiliano do Carmo de Jesus, Sinop-MT. Estudamos as intervenções realizadas, as condicionantes e consequências da indisciplina para todos da comunidade escolar. Empregamos o método exploratório qualitativo, para coleta de dados e, através de um questionário, entrevistamos as professoras. Concluímos que as professoras consideram a indisciplina como um problema um obstáculo e que esta influencia no ensino aprendizagem dos alunos bem como na prática do professor.

Palavras-chave: disciplina/indisciplina; professor; sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maricler Becker

Acadêmica do curso de Pedagogia UNEMAT - campus de Sinop

Referências

ALUNO A Aluno A: depoimento. [26 de setembro. 2012]. Entrevistadora: Maricler Becker. Sinop, MT, questionário elaborado para monografia A Indisciplina nos anos Iniciais do Ensino Fundamental.

ALUNO B. Aluno B: depoimento. [26 de setembro. 2012]. Entrevistadora: Maricler Becker. Sinop, MT, questionário elaborado para monografia A Indisciplina nos anos Iniciais do Ensino Fundamental.

ANTUNES, Celço. A Dimensão de uma Mudança. Campinas: Papirus, 1999.

FREIRE, Paulo. Educação Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

GARCIA ,J. A gestão da Indisciplina na escola. In: COLÓQUIO DA SEÇÃO PORTUGUESA DA AFIRSE. 11, Lisboa. Atas... Lisboa: Estrela e Ferreira. 2001. p. 375-381.

PROFESSORA A. Professora A: depoimento. [26 de setembro. 2012]. Entrevistadora: Maricler Becker. Sinop, MT, questionário elaborado para monografia A Indisciplina nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

PROFESSORA B. Professora B: depoimento. [26 de setembro. 2012]. Entrevistadora: Maricler Becker.Sinop, MT, questionário elaborado para monografia A Indisciplina nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

PROFESSORA C. Professora C: depoimento. [26 de setembro. 2012]. Entrevistadora: Maricler Becker. Sinop, MT, questionário elaborado para monografia A Indisciplina nos anos Iniciais do Ensino Fundamental.

PROFESSORA D. Professora D: depoimento. [26 de setembro. 2012]. Entrevistadora: Maricler Becker. Sinop, MT, questionário elaborado para monografia A Indisciplina nos anos Iniciais do Ensino Fundamental.

TRIVINOS, Orlando. Introdução a Pesquisa e Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1987.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção coletiva. Campinas: Papirus, 2002.

Downloads

Publicado

07-12-2012

Como Citar

Becker, M., & Muller, J. L. (2012). A indisciplina nos anos iniciais do ensino fundamental. Eventos Pedagógicos, 3(3), 182–191. https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9330

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>