Educação e valores: estudo de caso sobre a educação e valores sociais na formação do sujeito
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9333Resumo
Trata-se de resultado de pesquisa, tendo por temática: educação e valores. A pesquisa com objetivo em compreender, como os valores são trabalhados por meio da comunidade escolar e as concepções construídas que se processam sobre a educação, a partir da realidade social e materializada pela ação do sujeito. Com abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada através de estudo de caso, tomando como campo empírico uma turma de primeiro ano do ensino fundamental na escola Municipal de Educação Básica Professora Ana Cristina de Sena, em Sinop- MT. Concluiu-se, tanto por parte dos pais, como da escola, que há uma insegurança, diante dos desafios que deparam referente à formação do sujeito.
Palavras-chave: educação; valores; formação; sujeito; estudo de caso.
Downloads
Referências
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia: Geral e Brasil. 3.ed. rev. e ampl. São Paulo: Moderna, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais: ética/Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. 3.ed. Brasília: A secretaria, 2001.
FREITAG, Bárbara. Escola, Estado e Sociedade. 4. ed. São Paulo: Moraes, 1980.
________. Itinerário de Antígona. A questão da moralidade. 4.ed. São Paulo: Papirus, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à práticas educativas. 14.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
GADOTTI, Moacir. Pedagogia: diálogo e Conflito / Moacir Gadotti, Paulo Freire e Sergio Guimarães. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2008.
MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de Pesquisa: Planejamento e execução de pesquisas, amostragens, elaboração de análise e interpretação de dados / Marina de Andrade Marconi; Eva Maria Lakatos. 7.ed. 3. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2010.
SAYÃO, Rosely; AQUINO, Júlio Groppa. Em defesa da Escola. São Paulo: Papirus, 2004.
SILVA, S.A. Ignacio. Valores em educação: O problema da Compreensão e da Operacionalização dos valores na prática educativa. Petrópolis - RJ: Vozes, 1986.
SOUZA, Vera Lúcia Trevisan De. Escola e Construção de valores: Desafios à formação do aluno e do professor. São Paulo: Loyola, 2005.
YIN, Robert. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 3.ed. São Paulo: Bookman, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.