Capoeira: contribuições pedagógicas para educação e inclusão curricular na Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe em Sinop-MT
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9334Resumo
Este artigo tem como temática a Capoeira como instrumento pedagógico na Educação Básica com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental na cidade de Sinop – MT. O objetivo da pesquisa foi valorizar o esporte capoeira como instrumento pedagógico e apresentar possibilidades de sua inclusão no currículo escolar. Enquanto escolha metodológica utilizou-se o método qualitativo na modalidade pesquisa-ação. Buscou-se compreender a capoeira a partir de um olhar pedagógico, que proporciona o desenvolvimento integral do educando ao mesmo tempo em que valoriza a cultura afro-brasileira. Concluiu-se que este esporte deva ser incluído no currículo escolar, pois tem contribuições benéficas para o desenvolvimento dos alunos e valoriza a cultura afro-brasileira.
Palavras-chave: educação; inclusão curricular; capoeira; instrumento pedagógico; pesquisa-ação.
Downloads
Referências
ANDORINHA. Andorinha: depoimento. [13 set. 2012]: Fabio Penteado de Souza. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho celular NOKIA (3 min 50seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Capoeira na Educação.
CORUJA. Coruja: depoimento. [13 set. 2012]: Fabio Penteado de Souza. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho celular NOKIA (4 min 35seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Capoeira na Educação.
CURIÓ. Curió: depoimento. [13 set. 2012]: Fabio Penteado de Souza. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho celular NOKIA (4min 25seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Capoeira na Educação.
FALCÃO, José Luiz. O jogo da capoeira em jogo e a construção da práxis capoeirana. In: GRANDO, Beleni Salete. (Org.). Corpo, Educação e Cultura: práticas sociais e maneiras de ser. Ijui-RS. Ed: Ijui, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa . São Paulo: Ed. Paz e terra, 1996.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Entrevista. In:______ . Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
MALUF, Renata Lucia. Capoeirar: Uma abordagem pedagógica da capoeira. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia, Unemat- MT, 2009.
OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de Metodologia Cientifica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. São Paulo: Ed. Pioneira, 1997.
PARDAL. Pardal: depoimento. [13 set. 2012]: Fabio Penteado de Souza. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho celular NOKIA (4 min 03seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Capoeira na Educação.
PERDIZ. Perdiz: depoimento. [13 set. 2012]: Fabio Penteado de Souza. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho celular NOKIA (5 min 04seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Capoeira na Educação.
PORTELA, Valdeson Paula. Capoeira pedagógica: re-significando a cultura do movimento na educação. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia, UNEMAT- MT, 2010.
QUERO- QUERO. Quero-Quero: depoimento. [13 set. 2012]: Fabio Penteado de Souza. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho celular NOKIA (2 min 50seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Capoeira na Educação.
SABIÁ. Sabiá: depoimento. [25 set. 2012]: Fabio Penteado de Souza. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho celular NOKIA (3 min 50seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Capoeira na Educação.
SANTOS, Luiz Silva. Educação: educação física e capoeira. Maringá: Fundação Universidade Estadual de Maringá, 1990.
THIOLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. 7. ed. São Paulo. Cortez, 1996.
Tuiuiú. Tuiuiú: depoimento. [13 set. 2012]: Fabio Penteado de Souza. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho celular NOKIA (3 min 57seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Capoeira na Educação.
TURA, Maria de Lourdes Rangel. A observação do cotidiano escolar. In: ZAGO, Nadir; CARVALHO, Marília; VILELA, Rita. (Orgs.). Itinerários da pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.