Educação infantil: um estudo com pais e educadores
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9340Resumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar as percepções de pais e educadores sobre o papel da Educação Infantil de 0 a 3 anos em uma creche municipal de Sinop-MT. Buscou verificar se os pais conhecem as metodologias de ensino utilizadas pelos professores e como ocorre o trabalho docente na creche. A metodologia foi qualitativa, a técnica para a coleta de dados foram observações em sala, questionários e entrevistas destinados aos pais, professores, técnicos e coordenadores. Constatamos que a maioria dos pais sabem superficialmente sobre a Educação Infantil e os professores se sentem ‘frustrados’ com o pouco conhecimento e interesse por parte dos pais.
Palavras-chave: educação; crianças; pais; educadores; percepções.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental Referencial curricular nacional para educação infantil. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, MEC/SEF, 1998. 1. v.
______ . Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: Secretaria de Educação Básica, MEC, SEB, 2010.
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisas em ciências sociais e humanas. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar. 9. ed. Rio de Janeiro: Record, 2005.
KUHLMANN JR, Moysés. Infância e educação Infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.
MÃE 01. Mãe 01: questionário. [24 set. 2012]. Pesquisadora: Franciele Zuleide Land. Sinop, MT, 2012. Questionário respondido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Educação Infantil.
MÃE 02. Mãe 02: depoimento. [17 set. 2012]. Entrevistadora: Franciele Zuleide Land. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho Tablet GENESIS GT -8230 (02 min 55 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Educação Infantil.
PAI 01. Pai 01: depoimento. [27 set. 2012]. Entrevistadora: Franciele Zuleide Land. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho Tablet GENESIS GT -8230 (07 min 43 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Educação Infantil.
PROFESSORA 01. Professora 01: depoimento. [17 set. 2012]. Entrevistadora: Franciele Zuleide Land. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho Tablet GENESIS GT -8230 (07 min 55 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Educação Infantil.
TDI 01. Técnica de Desenvolvimento Infantil 01: depoimento. [20 set. 2012]. Entrevistadora: Franciele Zuleide Land. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho Tablet GENESIS GT -8230 (07 min 24 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Educação Infantil.
OLIVEIRA, Zilma de Moraes et al. Creches: crianças, faz de conta & cia. Petrópolis: Vozes, 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.