Educação infantil: um estudo com pais e educadores

Autores

  • Franciele Zuleide Land UNEMAT
  • Ivone Jesus Alexandre Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9340

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar as percepções de pais e educadores sobre o papel da Educação Infantil de 0 a 3 anos em uma creche municipal de Sinop-MT. Buscou verificar se os pais conhecem as metodologias de ensino utilizadas pelos professores e como ocorre o trabalho docente na creche. A metodologia foi qualitativa, a técnica para a coleta de dados foram observações em sala, questionários e entrevistas destinados aos pais, professores, técnicos e coordenadores. Constatamos que a maioria dos pais sabem superficialmente sobre a Educação Infantil e os professores se sentem ‘frustrados’ com o pouco conhecimento e interesse por parte dos pais.

Palavras-chave: educação; crianças; pais; educadores; percepções.

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Biografia do Autor

Franciele Zuleide Land, UNEMAT

Acadêmica do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia.

Ivone Jesus Alexandre, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1998). Especialização em Orientação Academica para professores em EAD pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT. Mestrado em Educação pela Univerisidade Federal de Mato Grosso-UFMT. É professora Mestre Assistente na Universidade do Estado de Mato Grosso. Participa do grupo de pesquisa NEPRE-núcleo de Estudos e Pesquisas sobre relações Raciais e Educação da Universidade Federal de Mato Grosso e do NEGRA-Núcleo de Estudos sobre Genero, Raça e Alteridade na UNiversidade Estadual de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação para as relações etnico racial, Educação Infantil e Alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática, Metodologia de Ensino, Estágio Supervisionado de Educação Infantil, Metodologias e Fundamentos de Educação de Jovens, Metodologias e Fundamentos de Alfabetização e Relações raciais.

Referências

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MÃE 01. Mãe 01: questionário. [24 set. 2012]. Pesquisadora: Franciele Zuleide Land. Sinop, MT, 2012. Questionário respondido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Educação Infantil.

MÃE 02. Mãe 02: depoimento. [17 set. 2012]. Entrevistadora: Franciele Zuleide Land. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho Tablet GENESIS GT -8230 (02 min 55 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Educação Infantil.

PAI 01. Pai 01: depoimento. [27 set. 2012]. Entrevistadora: Franciele Zuleide Land. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho Tablet GENESIS GT -8230 (07 min 43 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Educação Infantil.

PROFESSORA 01. Professora 01: depoimento. [17 set. 2012]. Entrevistadora: Franciele Zuleide Land. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho Tablet GENESIS GT -8230 (07 min 55 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Educação Infantil.

TDI 01. Técnica de Desenvolvimento Infantil 01: depoimento. [20 set. 2012]. Entrevistadora: Franciele Zuleide Land. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho Tablet GENESIS GT -8230 (07 min 24 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Educação Infantil.

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Publicado

07-12-2012

Como Citar

Land, F. Z., & Alexandre, I. J. (2012). Educação infantil: um estudo com pais e educadores. Eventos Pedagógicos, 3(3), 91–100. https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9340

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