Preconceito racial: manifestações e abordagens pedagógicas nas Escolas Municipais de Sinop - MT a partir da Lei nº 10.639/03

Autores

  • Amanda Valéria Ferreira Perassol Crestani
  • Maria Luiza Troian

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v4i1.9369

Resumo

Nessa pesquisa analisaram-se as manifestações de preconceito racial e abordagens pedagógicas nas Escolas Municipais de Sinop - MT verificando se os profissionais da educação estão informados sobre a Lei nº 10.639/03, sobre a temática racial. Observou-se como lidam com o preconceito racial no ambiente escolar, se estão preparados para a abordagem, suas dificuldades e estratégias usadas para vencer as dificuldades. Utilizei de coleta e análise de dados qualitativos por meio de entrevistas gravadas e observações. Percebi a necessidade da qualificação docente na temática racial e da disponibilização de materiais didáticos para trabalho em sala de aula.

Palavras-chave: educação; educação escolar; preconceito racial; Lei nº 10.639/03.

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Biografia do Autor

Amanda Valéria Ferreira Perassol Crestani

Acadêmica de Pedagogia

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Publicado

12-07-2013

Como Citar

Crestani, A. V. F. P., & Troian, M. L. (2013). Preconceito racial: manifestações e abordagens pedagógicas nas Escolas Municipais de Sinop - MT a partir da Lei nº 10.639/03. Eventos Pedagógicos, 4(1), 21–31. https://doi.org/10.30681/reps.v4i1.9369

Edição

Seção

Seção Artigos