Educação infantil: a música como instrumento pedagógico

Autores

  • Jéssica Priscila Vieira Cortonezi
  • Ivone Jesus Alexandre

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v4i1.9393

Resumo

A pesquisa foi realizada com crianças de três a quatro anos que estão na educação infantil e teve como objetivo analisar se as pedagogas que atuam nessa modalidade utilizam a música como instrumento pedagógico para a socialização das crianças. Buscou-se verificar quais músicas são utilizadas e com que frequência elas aparecem em sala de aula. A metodologia teve abordagem qualitativa e os dados foram coletados através de observação e conversas informais. Constatou-se que a música não é utilizada no dia a dia da creche e quando utilizada as crianças não tem oportunidade de se expressar livremente.

Palavras-chave: educação; educação infantil; música; pedagogas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Diretrizes curriculares nacionais para educação infantil. Brasilia: Mec, 2010.

BUENO, Paula Alexandra Reis; COSTA, Maria Cardoso Dalla; BUENO, Roberto Eduardo. A educomunicação na educação musical e seu impacto na cultura escolar. São Paulo, 2012. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ep/2012nahead/aop915.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2013.

CRAIDY, Carmem Maria; KARCHER, Cládis Elise P. da Silva. Educação infantil pra que te quero? São Paulo: Artmed, 2001.

LOUREIRO, Alicia Maria Almeida. O ensino de musica na escola fundamental. Campinas: Papirus, 2003.

SABINI, Maria Aparecida Cória; OLIVEIRA, Valdir Kessamiguiemon de. Contruindo valores humanos a escola. 2. ed. Campinas: Papirus, 2005.

Downloads

Publicado

12-07-2013

Como Citar

Cortonezi, J. P. V., & Alexandre, I. J. (2013). Educação infantil: a música como instrumento pedagógico. Eventos Pedagógicos, 4(1), 101–108. https://doi.org/10.30681/reps.v4i1.9393

Edição

Seção

Seção Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>