O caminho percorrido pelo projeto Observatório da Educação com foco em matemática e iniciação às ciências - polo UFMT

Autores

  • Marta Maria Pontin Darsie ufmt
  • Jacqueline Borges de Paula ufmt

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i1.9427

Resumo

Este artigo apresenta experiência de uma equipe executora do Projeto Observatório da Educação com foco em Matemática e Iniciação às Ciências - OBEDUC. As ações aqui apresentadas constituem-se uma parcela e desdobramento do projeto em rede que envolve as Universidades: Universidade Estadual Paulista - UNESP de Ilha Solteira, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT em Cuiabá e Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT em Barra do Bugres. Trataremos das origens do Projeto, a organização da equipe do Pólos para coordenação das ações e dos desdobramentos das mesmas para contemplar os eixos que foram assumidos pela equipe: a Avaliação em Larga Escala, Formação de Professores, Formação de Grupos de Estudos, e Questões sociocientíficas.

Palavras-chave: educação matemática; Projeto OBEDUC; formação de professores; avaliação em larga escala; questões sociocientíficas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marta Maria Pontin Darsie, ufmt
    coordenadora do programa de pós graduação REAMEC
  • Jacqueline Borges de Paula, ufmt

    Universidade Federal de Mato Grosso, Pró-Reitoria de Ensino e Graduação

    Formadora do CEFAPRO

Referências

FREIRE, Paulo. Política e Educação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

______ . Educação como Prática da Liberdade. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

______ . Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários a Prática Educativa. 33. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HABERMAS, J. The theory of communicative action. Vol 1. Reason and the rationalizalion of society. Boston, Beacon Press, 1984.

SEDUC. Orientações Curriculares: Área de Ciências da Natureza e Matemática. Educação Básica. Secretaria do Estado e Educação do Estados de Mato Grosso. Cuiabá: SEDUC- MT, 2010

Downloads

Publicado

23-04-2015

Como Citar

O caminho percorrido pelo projeto Observatório da Educação com foco em matemática e iniciação às ciências - polo UFMT. (2015). Eventos Pedagógicos, 6(1), 98-114. https://doi.org/10.30681/reps.v6i1.9427