O caminho percorrido pelo projeto Observatório da Educação com foco em matemática e iniciação às ciências - polo UFMT

Autores

  • Marta Maria Pontin Darsie ufmt
  • Jacqueline Borges de Paula ufmt

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i1.9427

Resumo

Este artigo apresenta experiência de uma equipe executora do Projeto Observatório da Educação com foco em Matemática e Iniciação às Ciências - OBEDUC. As ações aqui apresentadas constituem-se uma parcela e desdobramento do projeto em rede que envolve as Universidades: Universidade Estadual Paulista - UNESP de Ilha Solteira, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT em Cuiabá e Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT em Barra do Bugres. Trataremos das origens do Projeto, a organização da equipe do Pólos para coordenação das ações e dos desdobramentos das mesmas para contemplar os eixos que foram assumidos pela equipe: a Avaliação em Larga Escala, Formação de Professores, Formação de Grupos de Estudos, e Questões sociocientíficas.

Palavras-chave: educação matemática; Projeto OBEDUC; formação de professores; avaliação em larga escala; questões sociocientíficas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Maria Pontin Darsie, ufmt

coordenadora do programa de pós graduação REAMEC

Jacqueline Borges de Paula, ufmt

Universidade Federal de Mato Grosso, Pró-Reitoria de Ensino e Graduação

Formadora do CEFAPRO

Referências

FREIRE, Paulo. Política e Educação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

______ . Educação como Prática da Liberdade. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

______ . Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários a Prática Educativa. 33. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HABERMAS, J. The theory of communicative action. Vol 1. Reason and the rationalizalion of society. Boston, Beacon Press, 1984.

SEDUC. Orientações Curriculares: Área de Ciências da Natureza e Matemática. Educação Básica. Secretaria do Estado e Educação do Estados de Mato Grosso. Cuiabá: SEDUC- MT, 2010

Downloads

Publicado

23-04-2015

Como Citar

Darsie, M. M. P., & Paula, J. B. de. (2015). O caminho percorrido pelo projeto Observatório da Educação com foco em matemática e iniciação às ciências - polo UFMT. Eventos Pedagógicos, 6(1), 98–114. https://doi.org/10.30681/reps.v6i1.9427