A importância da equoterapia como instrumento de apoio no processo de ensino e aprendizagem de crianças atendidas nesta modalidade terapêutica

Autores

  • Gracielle Pinheiro da Silva Andrade Universidade do estado do Mato Grosso, Sinop
  • Marion Machado Cunha

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9539

Resumo

Este artigo aborda a importância da equoterapia como instrumento de apoio no processo de ensino e aprendizagem de crianças atendidas nesta modalidade terapêutica. Impulsionou este trabalho o intuito de analisar como ocorrem as relações entre equoterapia e as evoluções pedagógicas do aluno. Foi uma pesquisa qualitativa de observação participante. A definição de equoterapia fundamenta-se em um método terapêutico e educacional, utilizando-se o cavalo numa abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação. A equoterapia representa um alcance, muitas vezes, alternativo e positivo para o desenvolvimento biopsicossocial do individuo, principalmente, com necessidades educativas especiais.

Palavras-chave: Equoterapia; ensino-aprendizagem; necessidades educativas especiais.

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Biografia do Autor

Gracielle Pinheiro da Silva Andrade, Universidade do estado do Mato Grosso, Sinop

Graduanda de Pedagogia UNEMAT - Sinop

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Publicado

16-07-2014

Como Citar

Andrade, G. P. da S., & Cunha, M. M. (2014). A importância da equoterapia como instrumento de apoio no processo de ensino e aprendizagem de crianças atendidas nesta modalidade terapêutica. Eventos Pedagógicos, 5(2), 132–142. https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9539

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