Orientação sexual nos anos iniciais do ensino fundamental: práticas e conceitos

Autores

  • Jessica Oliveira da Silva Teodoro Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop
  • Marion Machado Cunha

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9546

Resumo

Este artigo trata da Orientação Sexual nos anos iniciais do ensino Fundamental. Em sua elaboração utilizou-se a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com professores e alunos da Escola Municipal Belo Ramo. O objetivo foi analisar as relações pedagógicas que se produzem no espaço escolar quanto à sexualidade. Alguns autores embasados na pesquisa: Paulo Freire e César Aparecido Nunes. Na conclusão da pesquisa observou-se que abordar a sexualidade humana como uma intervenção intencional, supostamente possibilita a construção de novos conceitos e reestruturação dos padrões sociais, no entanto está silenciada na ação pedagógica escolar.

Palavras-chave: orientação sexual; ensino fundamental; professores; alunos.

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Referências

FOUCAULT, Michel. Historia da sexualidade I: a vontade de saber. 10. ed. Rio de Janeiro: edição Graal, 1988.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessário a pratica educativa. 37. ed. São Paulo:Paz e Terra,1996.

GUIMARÃES, Isaura. Educação Sexual na Escola: mito e realidade. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

NUNES, César Aparecido. Desvendando a sexualidade. Campinas: Papirus, 1987.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

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Publicado

16-07-2014

Como Citar

Teodoro, J. O. da S., & Cunha, M. M. (2014). Orientação sexual nos anos iniciais do ensino fundamental: práticas e conceitos. Eventos Pedagógicos, 5(2), 153–161. https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9546

Edição

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Seção Artigos

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