A evasão sob o olhar dos professores e alunos do curso de licenciatura em matemática do Campus Universitário de Sinop da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, em 2011/2

Autores

  • Luciana Mafalda Elias de Assis UNEMAT
  • Amilto Francisco de Melo UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9591

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre possíveis causas de evasão em um curso de licenciatura em Matemática de uma Universidade pública (UNEMAT). Alunos do curso e professores responderam questionários com perguntas relacionadas ao tema, além dos alunos evadidos do curso que ingressaram em 2011/2. A análise das respostas indica as possíveis causas da evasão e fornece alguns indicativos em como minimizar a evasão no curso.

Palavras-chave: evasão; ensino superior; licenciatura em matemática; pesquisa qualitativa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciana Mafalda Elias de Assis, UNEMAT
    Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2001) e mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente é professora Assistente, classe B, nível 3 da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra.
  • Amilto Francisco de Melo, UNEMAT
    Discente do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Sinop, Mato Grosso

Referências

AMARAL, D.P., OLIVEIRA, F.B. O Prouni e a conclusão do ensino superior: novas trajetórias pessoais e profissionais dos egressos. Ensaio: aval. pol.públ. Educ. v.19, n.73. Rio de Janeiro, out./dez. 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script =sci_arttext&pid=S0104-40362011000500008&lng=pt&nrm=iso&tlng=PT >. Acesso em: 05 mar. 2012.

BORBA, M.; ARAÚJO, J. L. Construindo pesquisas coletivamente em Educação Matemática’. In: BORBA, Marcelo; ARAÚJO, J.L. (Org.). Pesquisa qualitativa em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.

Downloads

Publicado

24-06-2015

Como Citar

A evasão sob o olhar dos professores e alunos do curso de licenciatura em matemática do Campus Universitário de Sinop da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, em 2011/2. (2015). Eventos Pedagógicos, 6(2), 347-363. https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9591