A evasão sob o olhar dos professores e alunos do curso de licenciatura em matemática do Campus Universitário de Sinop da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, em 2011/2

Autores

  • Luciana Mafalda Elias de Assis UNEMAT
  • Amilto Francisco de Melo UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9591

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre possíveis causas de evasão em um curso de licenciatura em Matemática de uma Universidade pública (UNEMAT). Alunos do curso e professores responderam questionários com perguntas relacionadas ao tema, além dos alunos evadidos do curso que ingressaram em 2011/2. A análise das respostas indica as possíveis causas da evasão e fornece alguns indicativos em como minimizar a evasão no curso.

Palavras-chave: evasão; ensino superior; licenciatura em matemática; pesquisa qualitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Mafalda Elias de Assis, UNEMAT

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2001) e mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente é professora Assistente, classe B, nível 3 da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra.

Amilto Francisco de Melo, UNEMAT

Discente do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Sinop, Mato Grosso

Referências

AMARAL, D.P., OLIVEIRA, F.B. O Prouni e a conclusão do ensino superior: novas trajetórias pessoais e profissionais dos egressos. Ensaio: aval. pol.públ. Educ. v.19, n.73. Rio de Janeiro, out./dez. 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script =sci_arttext&pid=S0104-40362011000500008&lng=pt&nrm=iso&tlng=PT >. Acesso em: 05 mar. 2012.

BORBA, M.; ARAÚJO, J. L. Construindo pesquisas coletivamente em Educação Matemática’. In: BORBA, Marcelo; ARAÚJO, J.L. (Org.). Pesquisa qualitativa em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.

Downloads

Publicado

24-06-2015

Como Citar

Assis, L. M. E. de, & Melo, A. F. de. (2015). A evasão sob o olhar dos professores e alunos do curso de licenciatura em matemática do Campus Universitário de Sinop da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, em 2011/2. Eventos Pedagógicos, 6(2), 347–363. https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9591