Formação acadêmico-profissional de professores municipais de matemática dos anos finais do ensino fundamental: perspectivas interdisciplinares

Autores

  • Liliane Carvalho Bica UNIPAMPA
  • Elena Maria Billig Mello

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9593

Resumo

Objetiva investigar a formação acadêmico-profissional de professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental de uma rede municipal e sua relação com a interdisciplinaridade. É uma pesquisa-ação, com perspectiva qualitativa, com entrevista semiestruturada com dez professores. A interpretação dos dados foi realizada pelo processo de análise de conteúdo segundo L. Bardin, com fundamentação teórica em uma perspectiva construtiva e contextualizada e também no ordenamento legal e normativo vigente. Constata que existe a necessidade de formação sobre a concepção e prática da interdisciplinaridade no ensino de Matemática.

Palavras-chave: formação; professores; interdisciplinaridade.

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Biografia do Autor

Liliane Carvalho Bica, UNIPAMPA

Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008) e cursou Especialização em Educação em Ciências, na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Uruguaiana/RS (2013). Atualmente é professora de Matemática na rede municipal de Uruguaiana.

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Publicado

24-06-2015

Como Citar

Bica, L. C., & Mello, E. M. B. (2015). Formação acadêmico-profissional de professores municipais de matemática dos anos finais do ensino fundamental: perspectivas interdisciplinares. Eventos Pedagógicos, 6(2), 328–346. https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9593