Formação acadêmico-profissional de professores municipais de matemática dos anos finais do ensino fundamental: perspectivas interdisciplinares
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9593Resumo
Objetiva investigar a formação acadêmico-profissional de professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental de uma rede municipal e sua relação com a interdisciplinaridade. É uma pesquisa-ação, com perspectiva qualitativa, com entrevista semiestruturada com dez professores. A interpretação dos dados foi realizada pelo processo de análise de conteúdo segundo L. Bardin, com fundamentação teórica em uma perspectiva construtiva e contextualizada e também no ordenamento legal e normativo vigente. Constata que existe a necessidade de formação sobre a concepção e prática da interdisciplinaridade no ensino de Matemática.
Palavras-chave: formação; professores; interdisciplinaridade.
Downloads
Referências
BARBIER, René. A Pesquisa-Ação. 8. ed. Trad. Lucie Didio. Brasília: Liber Livro Editora, 2007.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 4, de 29 de Janeiro de 1998. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília 1998.
______ . PCN + Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2002.
______ . Parecer CNE/CEB nº 7, de 07 de abril de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília, 2010a.
______ . Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília, 2010b.
______ . Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de Janeiro de 2012.Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.Brasília, 2012.
______ . Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013.Altera a Lei no9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Brasília, 2013.
DINIZ-PEREIRA, J. E. Formação inicial dos professores nas licenciaturas. VIII. Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Curitiba, 07 de outubro de 2008. (Comunicação oral).
FAZENDA, I. A. (Org). Dicionário em construção: interdisciplinaridade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
______ . Desafios e perspectivas do trabalho interdisciplinar no Ensino Fundamental: contribuições das pesquisas sobre interdisciplinaridade no Brasil: o reconhecimento de um percurso. In: Interdisciplinaridade. Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade (GEPI) – Educação: Currículo – Linha de Pesquisa: Interdisciplinaridade – v. 1, n. 1, out. São Paulo: PUCSP, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
GATTI, B. A; NUNES, M. M. R. (Orgs.). Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. São Paulo: FCC/DPE, 2009.
______ .; BARRETO, E. S. de S.; ANDRÉ, M. E.D. de A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.
MELLO, E. M. B. A Política de Valorização e de Profissionalização dos Professores da Educação Básica do Estado do Rio Grande do Sul (1995-2006): convergências e divergências. Tese de Doutorado em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2010.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.