Construção do conceito de número: uma análise de atividades matemáticas desenvolvidas pelo Subprojeto PIBID / UFMT / CUR nas escolas do Ensino Fundamental de Rondonópolis

Autores

  • Kelly Bomfim Alves de Oliveira
  • Adelmo Carvalho da Silva UFMT/IE

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9619

Resumo

Este artigo origina-se de uma pesquisa fundamentada na teoria de Jean Piaget, realizada no decorrer de atividades do subprojeto Alfabetização Matemática do PIBID / UFMT / CUR / Pedagogia. O objetivo foi investigar e problematizar a importância da construção do conceito de número segundo Piaget no processo de alfabetização matemática. A pesquisa foi qualitativa, com estudo bibliográfico, no qual replicamos 3 provas de conservação numérica, com 2 crianças, sendo 1 de 5 anos e a outra de 6 anos. Os dados foram descritos e analisados utilizando-se o método interpretativo. Consideramos que os resultados nos possibilitou constatar o nível de representação/fase de construção do número que as crianças se encontravam.

Palavras-chave: alfabetização matemática; construção do conceito do número; prova de conservação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Bomfim Alves de Oliveira

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação- PPEGedu.

 

Adelmo Carvalho da Silva, UFMT/IE

Departamento de Educação- Programa de Pós-Graduação em Educação- PPEGedu.

Referências

GARDNER, H. Estrutura da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre. Artmed, 1994.

KAMII, C. A teoria de Piaget e a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Instituto Piaget. s/d.

______ . A Criança e o Número. 2. ed. Campinas: Papirus, 1985.

______ ; DEVRIES, R. A Criança e o Número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. Campinas: Papirus, 1990.

______ . A criança e o número. Campinas: Papirus Editora, 1998.

PIAGET, J; SZEMINSKA, A. A gênese do número na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

Downloads

Publicado

24-06-2015

Como Citar

Oliveira, K. B. A. de, & Silva, A. C. da. (2015). Construção do conceito de número: uma análise de atividades matemáticas desenvolvidas pelo Subprojeto PIBID / UFMT / CUR nas escolas do Ensino Fundamental de Rondonópolis. Eventos Pedagógicos, 6(2), 311–327. https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9619