Construção do conceito de número: uma análise de atividades matemáticas desenvolvidas pelo Subprojeto PIBID / UFMT / CUR nas escolas do Ensino Fundamental de Rondonópolis
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9619Resumo
Este artigo origina-se de uma pesquisa fundamentada na teoria de Jean Piaget, realizada no decorrer de atividades do subprojeto Alfabetização Matemática do PIBID / UFMT / CUR / Pedagogia. O objetivo foi investigar e problematizar a importância da construção do conceito de número segundo Piaget no processo de alfabetização matemática. A pesquisa foi qualitativa, com estudo bibliográfico, no qual replicamos 3 provas de conservação numérica, com 2 crianças, sendo 1 de 5 anos e a outra de 6 anos. Os dados foram descritos e analisados utilizando-se o método interpretativo. Consideramos que os resultados nos possibilitou constatar o nível de representação/fase de construção do número que as crianças se encontravam.
Palavras-chave: alfabetização matemática; construção do conceito do número; prova de conservação.
Downloads
Referências
GARDNER, H. Estrutura da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre. Artmed, 1994.
KAMII, C. A teoria de Piaget e a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Instituto Piaget. s/d.
______ . A Criança e o Número. 2. ed. Campinas: Papirus, 1985.
______ ; DEVRIES, R. A Criança e o Número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. Campinas: Papirus, 1990.
______ . A criança e o número. Campinas: Papirus Editora, 1998.
PIAGET, J; SZEMINSKA, A. A gênese do número na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.