Afetividade entre professor e aluno no processo ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9638Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as relações de afetividade entre professor e aluno no processo ensino-aprendizagem. Utiliza de metodologia com abordagem qualitativa, observação participante, e entrevistas semi-estruturadas. O lócus da pesquisa foi a Escola Municipal de Educação Básica Lizamara Aparecida Oliva de Almeida em Sinop, entre Fevereiro e Maio de 2014. Enquanto sujeitos, contou-se com professores e alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Dos resultados parciais, verificou-se que mesmo que a afetividade e a aprendizagem sejam reconhecidas teoricamente por Henri Wallon como elos fundamentais para o processo ensino-aprendizagem, ainda não é bem compreendido pelos sujeitos professores.
Palavras-chave: psicologia educacional; afetividade; professores e alunos.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Ana Rita Silva. A emoção em sala de aula. Campinas: Papirus, 1999.
FALCÃO, Gérson Marinho. Psicologia da aprendizagem. São Paulo: Ática, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Vozes, 1995.
LA TAILLE, Yves de. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2010.
NÓVOA, António. O papel social da profissão de professor na contemporaneidade. Sinop: Conferência promovida pela UNEMAT/Sinop, no Centro de Eventos Dante de Oliveira, ago. 2012.
______ . Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: EDUCA, 2009.
PROFESSORA 1. Professora 1. depoimento. [Abr. 2014] Entrevistadora: Jéssica Simone Galdino Schaefer. Sinop-MT, 2014. 3f. Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Afetividade entre professor e aluno no processo ensino-aprendizagem.
PROFESSORA 2. Professora 2. depoimento. [Abr. 2014] Entrevistadora: Jéssica Simone Galdino Schaefer. Sinop-MT, 2014. 3f. Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Afetividade entre professor e aluno no processo ensino-aprendizagem.
SILVA, Daniela Baleroni Rodrigues; MARTINEZ, Cláudia Maria Simões; SANTOS, Jair Licio Ferreira. Participação de crianças com paralisia cerebral nos ambientes da escola. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 18, n. 1, mar. 2012 . Disponível em: < <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382012000100004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 06 jul. 2014.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.