Expressão corporal: a dança e o teatro como estratégias na construção do saber

Autores

  • Fernanda Aparecida Volpato

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9640

Resumo

Este artigo demonstra como a expressão corporal, dança e teatro, pode cooperar efetiva e ludicamente no desenvolvimento educacional de alunos do 4º ano B do ensino fundamental, na Escola Municipal de Educação Básica Lizamara Aparecida Oliva de Almeida. Não deve ser imposto nenhum tipo de limitação ao aprendizado, assim como na dança e no teatro, que são constituídos de uma infinidade de movimentos, de forma semelhante, professores devem propiciar um ensino, onde a criatividade e o improviso devem ser predominantes. Ambos podem ser aplicados para facilitar a compreensão da aula de história e de português. A valorização do ensino através de artes pode alavancar o aprendizado.

Palavras-chave: teatro; dança; aprendizado; criatividade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BREGOLATO, Roseli Aparecida. Cultura Corporal da Dança. São Paulo: Ícone, 2000.

COSTA, Marisa Vorraber. Caminhos Investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

REVERBEL, Olga. Jogos teatrais na escola. São Paulo: Editora Scipione LTDA, 1996.

TORRE, Saturnino de La. Criatividade Aplicada: recursos para uma formação criativa. São Paulo: Madras, 2008.

Downloads

Publicado

24-06-2015

Como Citar

Volpato, F. A. (2015). Expressão corporal: a dança e o teatro como estratégias na construção do saber. Eventos Pedagógicos, 6(2), 102–112. https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9640