Atuação dos pedagogos em universos não escolares
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9673Resumo
Este artigo discorre sobre a atuação do pedagogo nos ambientes não escolares a partir de uma reflexão de como os acadêmicos do Curso de Pedagogia da UNEMAT veem esse processo. O tema, de cunho teórico operacional, deu-se através de uma pesquisa qualitativa, que permitiu o contato direto com os sujeitos envolvidos na investigação e uma interação com o objeto estudado. Os sujeitos da pesquisa foram os acadêmicos do sétimo semestre do Curso de Pedagogia e a pesquisa teórica utilizou como pressupostos de leitura, as produções dos autores Paulo Freire e José Libâneo. O trabalho fez uma análise de algumas áreas possíveis de atuação do profissional, no contexto da Pedagogia com o objetivo de compreender qual o papel do pedagogo e da pedagogia em espaços múltiplos, para além da escola.
Palavras-chave: pedagogia; acadêmicos do curso de pedagogia; ambientes não escolares.
Downloads
Referências
ACADÊMICA A. Acadêmica A: questionário. [10 nov. 2014]. Entrevistadora: Quiteria Luiz da Silva Bogorny. 1 Questionário (1 f.). Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso Atuação dos Pedagogos em Universos Não Escolares.
ACADÊMICA B. Acadêmica B: questionário. [10 nov. 2014]. Entrevistadora: Quiteria Luiz da Silva Bogorny. 1 Questionário (1 f.). Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso Atuação dos Pedagogos em Universos Não Escolares.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 9.394, de 23 de dezembro de 1996. Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 47. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
GOLDENBERG. Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais Goldenberg s. Rio de Janeiro: Recorde, 1998.
______ . A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais / Mirian Goldenberg. 8 ed. Rio de Janeiro: Recorde, 2004.
______ . A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais 2. 4 ed. Rio de Janeiro: Record, 1998.
HOLTZ, Maria. Luiza Marins. Lições de Pedagogia Empresarial. Sorocaba: MH - Assessoria Empresarial, 1999.
LIBÂNEO, José. C. Ainda as perguntas: o que é pedagogia, quem é o pedagogo, o que deve ser o curso de pedagogia. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002. p. 59-97.
______ . Pedagogia e pedagogos para que? 7. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.