O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

pesquisa e extensão, . pandemia, tecnologias, podcast

Resumo

OBJETIVO: relatar ao público a experiência da reestruturação do projeto de pesquisa e extensão Saúde em Fronteiras: da terra às águas do Pantanal - SASF em meio a uma pandemia MATERIAIS E MÉTODOS: Relato de experiência do tipo descritivo, elaborado pelos discentes e docentes do curso de enfermagem e medicina de uma universidade pública estadual do Estado de Mato Grosso, com base em uma ação extensionista executada pelos voluntários do projeto “Saúde Sem Fronteiras: da terra às águas do pantanal”, no período de julho de 2020 a julho de 2021.  RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram produzidos 11 episódios disponíveis ao público, é possível acessar o conteúdo através das plataformas de streaming de forma gratuita, sob o nome PODCAST: Saúde Sem Fronteiras. Participaram do projeto, nesta nova estratégia, mais de 12 especialistas em diversas áreas do conhecimento. Foram mais de 15 horas de conteúdos produzidos e disponibilizados com a máxima qualidade CONSIDERAÇÕES FINAIS: O braço tecnológico do SASF foi muito além que uma simples alternativa para continuar o projeto em tempo de pandemia. Essa adaptação propiciou ao projeto conquistas ainda maiores. Compartilhar os resultados obtidos nesta jornada, auxilia e incentiva outras pessoas em situação semelhante.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Olimpia Ribeiro do Vale Almada, Universidade Estácio de Sá e Universidade do Estado do Mato Grosso, Cáceres
    Possui graduação em Nutrição pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003), mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade de São Paulo (2010) e doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade de São Paulo (2015).

Referências

Folha informativa COVID-19 - Escritório da OPAS e da OMS no Brasil - OPAS/OMS | Organização Pan-Americana da Saúde [Internet]. www.paho.org. 2020. Disponível em: <https://www.paho.org/pt/covid19>. Acesso em: 12 ago. 2022

Arruda NM, Maia AG, Alves LC. Desigualdade no acesso à saúde entre as áreas urbanas e rurais do Brasil: uma decomposição de fatores entre 1998 a 2008. Cad Saúde Pública [Internet]. 21 de junho de 2018 [citado 29 de novembro de 2022];34(6). Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2018000605003&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em: 10 ago. 2022

Domingos IM, Gonçalves RM. População ribeirinha no Amazonas e a desigualdade no acesso à saúde. Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito. 19 de junho de 2019;11(1):99–108.

POLITI C, ROSA A. CONHEÇA A HISTÓRIA DO PODCAST NO MUNDO • comunique-se [Internet]. 2019. [citado 12 de agosto de 2022]. Disponível em: https://www.comunique-se.com.br/blog/conheca-a-historia-do-podcast-no-mundo/. Acesso em: 13 ago. 2022

Podcasts e a crescente presença entre os brasileiros. Gente | Uma conexão Globo, 2021. Disponível em: <https://gente.globo.com/pesquisa-infografico-podcasts-e-a-crescente-presenca-entre-os-brasileiros/>. Acesso em: 12 ago. 2022

ZANDT F. Infographic: Where Podcasts Are Most Popular [Internet]. Statista Infographics. 2021. [citado 12 de agosto de 2022]. Disponível em: https://www.statista.com/chart/25847/percentage-of-podcast-listeners-around-the-world/. Acesso em: 12 ago. 2022

CARNEIRO L, SARAIVA A. IBGE: Mulheres têm mais acesso ao ensino superior, mas ainda são minoria em áreas como engenharia e TI | Brasil | Valor Econômico [Internet]. 2021. [citado 12 de agosto de 2022]. Disponível em: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2021/03/04/ibge-mulheres-tem-mais-acesso-ao-ensino-superior-mas-ainda-sao-minoria-em-areas-como-engenharia-e-ti.ghtml; Acesso em: 10 ago. 2022

Maia H. Unemat lança Podcast Saúde sem fronteiras [Internet]. UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO. 2020. [citado 12 de agosto de 2022]. Disponível em: http://portal.unemat.br/?pg=noticia/13355. Acesso em: 10 ago. 2022

Saúde Sem Fronteiras on Apple Podcasts. Disponível em: <https://podcasts.apple.com/sk/podcast/sa%C3%BAde-sem-fronteiras/id1526111083>. Acesso em: 12 ago. 2022.

Downloads

Publicado

2023-08-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA . (2023). Revista Ciência E Estudos Acadêmicos De Medicina, 17(1), 01-12. https://periodicos.unemat.br/index.php/revistamedicina/article/view/10556

Artigos Semelhantes

11-20 de 28

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)