ALTERNATIVAS PARA O COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE AGRONEGÓCIO

Autores

  • Bruna Tommasini Faculdade Arthur Thomas

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v3i6.281

Resumo

Este artigo busca identificar como ocorre o compartilhamento das informações e conhecimentos em uma empresa do ramo do agronegócio. Na era da informação, o conhecimento é primordial para a criação e manutenção de um diferencial competitivo em um mercado cada vez mais acirrado. Os grandes desafios das organizações estão em captar o conhecimento contido na “cabeça” das pessoas e transformá-lo em conhecimento organizacional agregando estes aos processos e cultura organizacional. O artigo é um estudo de caso por meio de questionários aplicado em 80 colaboradores de diversos departamentos e níveis hierárquicos. O resultado da pesquisa feita na empresa aponta que na visão dos colaboradores a ela precisa melhorar o compartilhamento de informações dos negócios de forma a atingir a todos, e também buscar alternativas para incorporar este conhecimento em seus processos transformando este em conhecimento organizacional sugerindo-se assim que a empresa crie espaços próprios para a troca de informações e conhecimentos e também crie uma intranet para consolidar e disponibilizar todos os conhecimentos da organização.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANGELONI, M. T. GROTTO, D. A influência na cultura organizacional no Compartilhamento do conhecimento. Revista de Administração FACES Journal, Belo Horizonte • v. 8 • n. 2 • p. 76-93 • abr./jun. 2009. Disponível em: . Acesso em: 15 mai. 2014.

BARROS, G.S.C. O agronegócio brasileiro: Perspectivas, desafios e uma agenda para seu desenvolvimento. Piracicaba: ESALQ/CEPEA; Brasília: Especial Agro CEPEA: 2006. Disponível em: Acesso em: 23 mar 2014.

BUKOWITZ, Wendi R.; WILLIAMS, Ruth L. Manual de gestão do conhecimento: ferramentas e técnicas que criam valor para a empresa. Porto Alegre: Bookman, 2002.

CASTILLO, L. M.; CAZARINI, E. W. Conceitos importantes na gestão do conhecimento e a Taxonomia do conhecimento. In: Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais SIMPOI 2010, XIII, 2010, São Paulo. Anais... São Paulo: FGVSP, 2010.

DAVENPORT e Thomas H.; PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

FLEURY, Maria Tereza Leme; OLIVEIRA JUNIOR, Moacir de Miranda (Orgs.). Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas, 2001.

FLEURY, Afonso; FLEURY, Maria Tereza Leme. Aprendizagem e inovação organizacional – as experiências de Japão Coréia e Brasil. – 2. ed. – 12. reimp. São Paulo: Atlas, 2012.

GROTTO, Daniela. O compartilhamento do conhecimento nas organizações. In: ANGELONI, Maria Terezinha (Coord.). Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologias. São Paulo: Saraiva, 2003.

ICHIJO, Kazuo; KROGH, Georg Von; NONAKA, Ikujiro. Facilitando a criação do conhecimento: Reinventando a empresa com o poder na inovação. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

JULLIER, M. O Viés de Peter Senge e o Paradigma da Gestão do Conhecimento. 2011. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/o-vies-de-peter-senge-e-o-paradigma-da-gestao-do-conhecimento/57337/>. Acessado em 17 mai 2014.

NONAKA, Ikujiro. TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas Japonesas geram a dinâmica da Inovação. tradução de Ana Beatriz Rodrigues, Priscilla Martins celeste - Rio de Janeiro: Elsevier, 1997 – 20 reimpressão.

SENGE, Peter M. A quinta disciplina: arte, teoria e prática da organização de aprendizagem. tradução: Gabriel Zide Neto e OP Traduções – 27 ed. – Rio de Janeiro: BestSeller, 2011.

RIBEIRO, Antonio de Lima. Gestão de Pessoas. – 2 ed. – São Paulo: Saraiva, 2012.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

Tommasini, B. (2014). ALTERNATIVAS PARA O COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE AGRONEGÓCIO. Revista UNEMAT De Contabilidade, 3(6). https://doi.org/10.30681/ruc.v3i6.281

Edição

Seção

Artigos