NOTA FISCAL DO CONSUMIDOR ELETRÔNICA (NFC-e): PERCEPÇÃO DA VIABILIDADE DE UTILIZAÇÃO JUNTO ÀS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS DE TANGARÁ DA SERRA - MT

Autores

  • Márcio Íris Morais Professor do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), ”Campus” Universitário de Tangará da Serra, Mestre em Contabilidade pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Ronison Rodrigues Costa Acadêmico do curso de Ciências Contábeis, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), ”Campus” Universitário de Tangará da Serra

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v4i7.285

Resumo

Este trabalho teve por objeto a viabilidade de utilização da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) junto aos contabilistas das empresas prestadoras de serviços contábeis de Tangará da Serra/MT. O objetivo foi demonstrar a percepção da viabilidade de utilização da NFC-e por empresas prestadoras de serviços contábeis de Tangará da Serra – MT. Também se relacionou diretamente aos serviços prestados, sendo possível identificar, analisar e descobrir os fatores que proporcionam eventuais vantagens às empresas de serviços contábeis quanto à esta exigência do fisco. Para tanto, utilizou-se do método de estudo de campo, processo de amostragem não probabilística e aplicação de questionário fechado com os Contabilistas responsáveis por empresas prestadoras de serviços contábeis de Tangará da Serra/MT. Com um total de 33 contabilistas que responderam os questionários, a população da pesquisa compreende 49 (quarenta e nove) empresas de prestações de serviços contábeis ativas.  O questionário foi aplicado à população no período de Abril de 2014 e obteve-se 33 (trinta e três) respostas. Verificou-se pela análise que 58% têm clientes que já utilizam a NFC-e. Destes 58% que utilizam, 65% deles o fazem pelo fato de serem obrigados e apenas 3% por voluntariedade. Com relação à percepção da viabilidade de utilização e aceitação dos contabilistas referente à NFC-e, verificou-se satisfação com as vantagens obtidas na prestação de serviços e possibilidades futuras. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AJUSTE SINIEF DO MINISTÉRIO DA FAZENDA. Disponível em www1.fazenda.gov.br/confaz/, acesso em 20 de novembro de 2013.

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DE MATO GROSSO. Disponível em http://crcmt.org.br/site/novo/registro_quantos_2.php, LISTA DE ESCRITORIOS INDIVIDUAIS.

http://crcmt.org.br/site/novo/registro_quantos_3.php , LISTA DE ESCRITORIOS SOCIEDADES. Acesso em 22 de Abril de 2014.

DIÓGENES, Antonia Danyelle Batista. A importância da informática na contabilidade. Disponível em: http://www.contabeis.com.br/artigos/75/a-importancia-da-informatica-na-contabilidade/ Acesso em 02/05/2014.

DOSSIÊ NFC-e. Disponível em www.tecnospeed.com.br/nfc-e, acesso em 13 de setembro de 2013.

ANDRADE, M.M. Introdução à Metodologia do trabalho científico. 10º. ed. São Paulo: Atlas. 2010. 117 p.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 175 p.

GIROTTO, Maristela. O Brasil e a adoção do padrão contábil internacional. Revista Brasileira de Contabilidade, Brasília, n. 167, p. 7-19, setembro/outubro 2007.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 311p.

MARQUES, V. A. O Empirismo e a Contabilidade – uma abordagem histórica. Revista Brasileira de Contabilidade, Brasília, n. 162, p. 57-62, novembro/dezembro 2006.

NETO, João Estevão Barbosa; DIAS, Warley de Oliveira; PINHEIRO, Laura Edith Taboada. Impacto da Convergência para as IFRS na Análise Financeira: um estudo em empresas brasileiras de capital aberto. Contabilidade Vista & Revista, Belo Horizonte, v. 20, n. 4, p. 131-153, outubro/dezembro 2009.

SAMPIERI, R.H. Metodologia de pesquisa. Tradução de Fatima Conceição Murad, Melissa Kassner, Sheila Cara Dystyler Cadeira. 3.ed. São Paulo: Mcgraw-Hill. 2006. 416p.

SECRETARIA DE ESTADO E FAZENDA DE MATO GROSSO. Disponível em www.sefaz.mt.gov.br, acesso em 13 de setembro de 2013.

SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. rev. e ampl. de acordo com a ABNT- São Paulo: Cortez, 2002. 162 p.

TECNOSPEED DOSSIÊ NFC-e. Disponível em www.tecnospeed.com.br, acesso em 13 de setembro 2013.

Downloads

Publicado

2015-07-28

Como Citar

Morais, M. Íris, & Costa, R. R. (2015). NOTA FISCAL DO CONSUMIDOR ELETRÔNICA (NFC-e): PERCEPÇÃO DA VIABILIDADE DE UTILIZAÇÃO JUNTO ÀS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS DE TANGARÁ DA SERRA - MT. Revista UNEMAT De Contabilidade, 4(7). https://doi.org/10.30681/ruc.v4i7.285

Edição

Seção

Artigos