PERCEPÇÃO SOBRE A CARREIRA DE CONTABILIDADE SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Claudio de Souza Miranda FEARP-USP
  • Raissa Alvares de Matos Miranda Universidade Paulista

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v8i15.3480

Resumo

Estudos demonstram que professores de ensino médio tem participação significativa na tomada de decisão dos alunos com relação a escolha de carreira. Os estudos de Sugahara, Kurihara e Boland (2006), Hardin, O’Bryan e Quirin (2000) e Wells e Fieger (2004) demonstraram que os professores ainda não compreendem a natureza e a importância da profissão contábil. O presente trabalho buscou analisar a percepção dos professores de ensino médio no Brasil acerca da carreira contábil em comparação com as carreiras de medicina, engenharia e advocacia. O trabalho foi desenvolvido por meio de um levantamento para medir a percepção de professores de ensino médio no Brasil. Com base na comparação com as outras profissões a contabilidade teve a menor avaliação, corroborando os resultados já encontrados nos estudos anteriores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio de Souza Miranda, FEARP-USP

Docente do Departamento de Contabilidade da FEARP-USP

Referências

ALBRETCH, S. e SACK, R. Accounting Education: Charting a course through a perilous future, Accounting Education Series, American Accounting Association, v.16, 2000.

AZEVEDO, R. F. L. A percepção pública sobre os contadores: bem ou mal na foto?. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

BYRNE, M.; WILLIS, P. Irish secondary students’ perceptions of the work of an accountant and the accounting profession, Accounting Education: an international journal, 14(4), 367-381., 2005

CALLEGARO, M.; MANFREDA, K.L.; VEHOVAR, V. Websurvey Methodology. Thousand Oaks:SAGE Publications, 2015

COLEMAN, M.; KREUZE, J.; LANGSAM, S. The New Scarlet Letter: Student Perceptions of the Accounting Profession After Enron, Journal of Education for Business, 79, pp. 134-141, 2004

COSTA, L. V. A relação entre a percepção de sucesso na carreira e o comprometimento organizacional: Um estudo entre professores de universidades privadas selecionadas da Grande São Paulo. Tese (Doutorado em Administração) Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Profissionais e Escritórios Ativos. Disponível em: <http://portalcfc.org.br/coordenadorias/registro/cadastro/quantos_somos/>, Acesso em: outubro 2018.

HARDIN, J. R.; O’BRYAN, D.; QUIRIN, J.J.; Accounting versus engineering, law, and medicine: perceptions of influential high school teachers, Advances in Accounting, 17, pp. 205–220, 2000.

HUNT, S.C.; FALGIANI, A.A.; INTRIERI, R.C. The Nature and origins of students’ perceptions of accountants. Journal of Education for Business. v. 79, n.3, p. 142-148, 2004.

INTERNATIONAL FEDERATION OF ACCOUTANTS, Organization Overview. Disponível em: < http://www.ifac.org/about-ifac/organization-overview>. Acesso em maio 2018.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP), Notas estatísticas: Censo do Ensino Superior 2016. Disponível em: < http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2016/Notas_Estatisticas_Censo_Superior_2016.pdf > Acesso em: agosto 2018

MCDOWALL, T.; JACKLING, B.; NATOLI, R. Are we there yet? Changing Perceptions of Accounting as a Career Choice. In: AFAANZ Conference, Christchurch-NZ, 2010.

MIRANDA, C.S.; ARAUJO, A.M.P.; MIRANDA, R.A.M. Percepções sobre o Ensino Superior de Contabilidade e o Mercado de Trabalho dos Contadores: Uma Avaliação da População com Curso Superior Completo ou em Curso. In: 12º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, São Paulo, 2012

MIRANDA, C.S.; MIRANDA, R.A.M.; ARAUJO, A.M.P.; Percepções dos estudantes do ensino médio sobre o curso de ciências contábeis e as atividades do profissional contador. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 3, p. 17-35, 2013

PEKDEMIR, I.; PEKDEMIR, R. High School Teachers’ Perceptions and Opinions on Professional Accountants: The Turkey Case, MPRA Paper, 2010.

SUGAHARA, S.; KURIHARA, O.; BOLAND, G. Japanese Secondary School Teachers’ Perceptions of the Accounting Profession, Accounting Education: an international journal, 15, pp. 405-418, 2006.

WELLS, P.K.; FIEGER, P. Accounting: perceptions of influential high school teachers in the USA and NZ. Research Paper Series, New Zeland, 2005.

Downloads

Publicado

2019-09-10

Como Citar

Miranda, C. de S., & Miranda, R. A. de M. (2019). PERCEPÇÃO SOBRE A CARREIRA DE CONTABILIDADE SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. Revista UNEMAT De Contabilidade, 8(15). https://doi.org/10.30681/ruc.v8i15.3480

Edição

Seção

Artigos