ANÁLISE DOS FATORES QUE LEVAM AS EMPRESAS DE COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO A TERCEIRIZAREM OS SERVIÇOS CONTÁBEIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A pesquisa teve como objetivo verificar quais são os fatores que levam uma empresa a optar pela terceirização dos serviços prestados pelo contador, analisar o grau de satisfação e também a importância dos fatores, destacando as vantagens e desvantagem desse procedimento, pois o contador deve auxiliar o empresário na tarefa de administrar os negócios. Foram utilizadas as metodologias de pesquisa bibliográfica, explicativa e survey. Com este trabalho verificou demonstrar que a utilização da prestação de serviços de um profissional contábil é primordial para a manutenção de uma empresa no mercado atual. A terceirização de serviços contábeis é uma estratégia encontrada pelas empresas de materiais para construção, como forma de enfrentar a concorrência, reduzir as despesas e melhorar o recurso financeiro disponível. O fator que obteve destaque no que diz em relação às empresas de materiais para construção a optar pela terceirização dos serviços contábeis foi à redução dos custos, pois para uma empresa de pequeno ou médio porte, às vezes tornaria inviável a manutenção do departamento contábil internamente. Também foi apontada como vantagem a qualidade dos serviços contábeis prestados pelos escritórios.
Detalhes do artigo
Como Citar
Referências
ARRUDA, Carlos; COZZI, Afonso; SILVEIRA, Guilherme. Estratégias e Práticas de Corporate Venturing no Contexto Brasileiro. 2012.
BERNSTORFF, Vitor Hugo; CUNHA, João Carlos. O que as organizações buscam e alcançam com a terceirização em tecnologia da informação. Maio: 2005
BEUREN, Ilse Maria (org). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade. São Paulo: Atlas, 2003.
COELHO, Alice Cristine Leal. A responsabilidade da administração pública pelos encargos trabalhistas decorrentes da contratação de serviços terceirizados. Tijucas: 2007.
CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO PARANÁ. Aspectos práticos: elaboração e apresentação conceitual de acordo com o IFRS. Junho: 2011.
ESPERANDIO, Alexandre dos Santos. MELO, Rodrigo Carlos de. MATA, Altair Roberto. Sistema público de escrituração digital sped fiscal – vantagens e importância. Julho: 2011.
FERREIRA, Aracéli Cristina de Sousa. DUTRA, René Gomes. CARDOSO, Ricardo Lopes. A economia da informação contábil. Novembro: 2000.
FIGUEIREDO, S.; FABRI, P.E. Gestão de empresas contábeis. São Paulo: Ed. Atlas, 2000.
FORTES, José Carlos. Manual do Contabilista. Belém: Celigráfica, 2001.
IMHOFF, Márcia Moraes; MORTARI, Aline Perico. Terceirização, vantagens e desvantagens para as empresas. Santa Maria: 2005.
IUDÍCIBUS, Sérgio de (coord.). Contabilidade introdutória/ equipe de professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. 9. Ed. São Paulo: Atlas, 1998.
KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 2. ed. São Paulo: Editora Atlas, 1992.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3º edição. São Paulo: Atlas, 1991.
LEONE, George S. G. Curso de contabilidade de custos. São Paulo: Atlas, 1997.
LONDERO, Bruno Alex; PERES, Eliane; CHARAO, Renata. A contabilidade na administração das empresas. Santa Maria - RS: 2005.
LOPES, A. B.; MARTINS, Eliseu. Teoria da Contabilidade: uma nova abordagem. São
Paulo: Atlas, 2005.
MARION, José Carlos. Contabilidade Básica, 6 ed, São Paulo: Atlas, 1998.
MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. São Paulo: Atlas, 1992.
MARTINS, Sérgio Pinto. A Terceirização e o direito do trabalho. São Paulo: Atlas, 2001.
MATTOS, Abreu Matos; DIAS, Juliana do Prado; GONÇALVES, Jocimara Grande. Estudo da viabilidade técnica e econômica da terceirização dos serviços contábeis nas indústrias de plásticos em Curitiba. Curitiba: 2006.
MULLER, Aderbal Nicolas; OLIVEIRA, Antonio Gonçalves. Contabilidade Empresarial. 2003.
NASI, Antônio Carlos. A contabilidade como instrumento de informação, decisão e controle da gestão. Revista do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n.77, 1994.
NUNES, Jane D. S.; FREITAS, Luciana Q. de; A importância da informação contábil de acordo com os parâmetros éticos. Belo Horizonte: 2004.
NUNES, Sandra M. A. Terceirização de serviços contábeis: um estudo de caso na tropical calçados. Juína – MT: 2009. < http://www.biblioteca.ajes.edu.br>. Acesso em: 10 de Novembro de 2011.
OLIVEIRA, Alessandro Aristides de; SILVA, Andréia Regina da; ZUCCARI, Solange Maria de Paula; RIOS, Ricardo Pereira. A análise das demonstrações contábeis e sua importância para evidenciar a situação econômica e financeira das organizações. 2010.
OLIVEIRA, Luciano. Diferenças entre contabilidade gerencial e contabilidade financeira. Disponível em: <http://www.editoraferreira.com.br/publique/media/toq36_luciano_oliveira.pdf>. Acesso em: 25 abr. 2012.
OTT, Ermani. Contabilidade Gerencial Estratégica: Inter-relacionamento da contabilidade financeira com a contabilidade gerencial. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos. São Leopoldo – RS: 2004.
PIVETTA, Geize. A utilização do fluxo de caixa nas empresas: um modelo para a pequena empresa. Santa Maria: 2005.
QUEIROZ, Carlos Alberto Ramos Soares de. Manual de Terceirização. São Paulo. Editora STS, 1992.
RIBEIRO, Osni Moura. Estrutura e análise de balanços fácil, São Paulo: Saraiva 2009.
SÁ, Antonio Lopes. O mercado de trabalho de um profissional está atado à qualidade dos serviços. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: <http://www.mscontabilidade.com.br/artigos.asp>. Acesso em: 07/04/2012.
SILVA, Maria Rosângela da. Identificação e análise da percepção de gestores de hotéis de Campos de Jordão em relação aos serviços de escritórios contábeis. São Paulo: 2009.
TASSO, Carla Cristina. A importância da contabilidade na estratégia das empresas. Vitória/ES, maio/2005. Disponível em: <http://www.Fiscosoft.com.br/main_index.php?home=home-Artigos &m>. Acesso em: 08 de Setembro de 2011.
VOLNEI, Cézar Mauss; BLEIL, Claudecir; BONATTO, Aline; OLIVEIRA, Camila Silva de; SANTOS, Getúlio Zanatta dos. A evolução da contabilidade e seus objetivos. Canoas – RS: 2007.