A MONITORIA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO DO BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Conteúdo do artigo principal

Cleber Broietti
Erica Dias Valério

Resumo

A pesquisa teve como objetivo investigar a percepção dos monitores do curso de Ciências Contábeis em universidade pública do Paraná acerca da monitoria acadêmica, para isto foi realizado entrevistas com três monitores do curso de Ciências Contábeis da instituição pesquisada, foi realizada a análise de conteúdo dessas entrevistas. Os estudantes entrevistados apontaram que os principais motivos para a realização da monitoria foi o de melhorar o curriculum e o desejo em seguir na carreira acadêmica, os alunos relataram que a monitoria proporcionou maior aprofundamento na disciplina, e que tiveram dificuldades em realizar a monitoria de maneira não presencial. A pesquisa contribui ao evidenciar que a monitoria é uma importante ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem no curso de Ciências Contábeis

Detalhes do artigo

Como Citar
A MONITORIA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO DO BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS. (2022). Revista UNEMAT De Contabilidade, 11(21), 52-63. https://doi.org/10.30681/ruc.v11i21.5278
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Cleber Broietti, UNESPAR

Doutorado UFSC (2020) Mestrado UEL (2015) Especialização UEL (2005); Graduação UNESPAR (2003)

Como Citar

A MONITORIA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO DO BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS. (2022). Revista UNEMAT De Contabilidade, 11(21), 52-63. https://doi.org/10.30681/ruc.v11i21.5278

Referências

ABREU, T. O.; SPINDOLA, T.; PIMENTEL, M. R. A. R.; XAVIER, M. L.; CLOS, A. C.; BARROS, A. S. A monitoria acadêmica na percepção dos graduandos de enfermagem. Revista de enfermagem UERJ, v.22, n.4, 14, p. 507-512, 2014.

ANDERSON, L. W. et. al. A taxonomy for learning, teaching and assessing: a revison of Bloom’s Taxonomy of Educational Objectives. Nova York: Addison Wesley Longman, 2001.

ASSIS F.; BORSATTO, A. Z.; SILVA, P. D. D.; PERES, P. L.; ROCHA, P. R; LOPES, G. T. Programa de monitoria acadêmica: percepções de monitores e orientadores. Revista de enfermagem UERJ, 14, p. 391-397, 2006.

BARDIN, L.. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. Nº 9.394/96.

FARIA, J. ; SCHNEIDER, M. S. P. S. Monitoria: uma abordagem ética. 2004.

FERRAZ, A. P. C. M.; BELHOT, R. V.. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & Produção, v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010.

LINS, L. F.; FERREIRA, L. M. C; FERRAZ, L. V.; CARVALHO, S. S. G. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor. In: Jornada de ensino, pesquisa e extensão, IX, 2009, Pernambuco. Anais. Pernambuco: UFPRE, 2009;. P. 1-2. Acesso em: 30 Set. 2020.

LIRA, M. O.; NASCIMENTO, D. Q.; SILVA, G. C. L.; MAMAN, A. S. Contribuições da monitoria acadêmica para o processo de formação inicial docente de licenciandos em Ciências Biológicas da UEPB. Anais...II CONEDU – Congresso Nacional de Educação, Campina Grande – Paraíba, 2015. Acesso em: 01 out.2020.

MATOSO, L. M. L.. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Revista científica da Escola da Saúde. v.3, n.2, p. 77-83. abr./set. 2014.

NUNES, J. B. C. Monitoria acadêmica: espaço de formação. In: SANTOS, Mirza Medeiros dos; LINS, Nostradamos de Medeiros (Org.). A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades e trajetórias. Natal: EDUFRN, 2007. p. 45-58

SILVA, E. A.; SANTOS, M. M. M. Monitoria: sua importância na formação docente. In: Congresso de inovação pedagógica, I, 2015, Arapiraca. Anais. Arapiraca: UFAL, 2015. P. 1-9. Acesso em: 12 out. 2020.

TACHIZAWA, T.; MENDES, G. Como fazer Monografia na Prática. 7ed. Rio de Janeiro: FGV, 2003. Cap. 3 Pag. 44 a 51.

UNESPAR. Edital Fluxo Contínuo n.001/2020 – DDP/PROGRAD/UNESPAR. [Monitoria Acadêmica Voluntária]. Paranavaí, 10 de março de 2020. Disponível em: http://prograd.unespar.edu.br/edital-fluxo-continuo-monitoria-2020.pdf. Acesso em 01 out.2020.