DIVULGAÇÃO DE MOTIVADORES E DAS CARACTERÍSTICAS DAS COMBINAÇÕES DE NEGÓCIOS: EXPERIÊNCIAS COM EMPRESAS BRASILEIRAS QUE OPERAM NO MERCADO DE AÇÕES DO BRASIL

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JORGE FERNANDO FONTANA BATTISTI
SULIANI ROVER
ANDRÉ PORFÍRIO DE ALMEIDA

Resumo

O objetivo do artigo foi investigar os motivos e as características das combinações de negócios de uma amostra de empresas listadas na B3 nos anos 2019 a 2021. Os dados foram coletados nas Demonstrações Financeiras Padronizadas das empresas, resultando em 488 combinações de negócios analisadas. Sobre os setores da economia, observou-se um aumento de combinações em 2021, sendo o triplo de combinações comparando-se 2019 e 2020. Nas motivações das aquisições, notou-se que a principal razão das empresas combinarem seus negócios foi a de complementar e reforçar o negócio, mantendo suas bases operacionais. Além disso, houve um número considerável de aquisições (119) que não evidenciaram as motivações dessas tratativas, o que revela um baixo percentual de divulgação das razões de combinações de negócios por empresas brasileiras que operam na bolsa do país. Por fim, a pesquisa indicou que as aquisições foram feitas com o reconhecimento de goodwill (ágio por expectativa de rentabilidade futura) em 405 aquisições e cerca de 65 bilhões reais foram movimentados durante o período de análise, ao contrário da compra vantajosa, que ocorreu em 27 operações com saldo menor do que quatro bilhões de reais. Portanto, o trabalho demonstrou que combinações de negócios envolvem grandes cifras, uma vez que formam um mercado com grande movimento de capital, o qual ainda necessita ser explorado por pesquisas. 


 

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Artigos

Biografia do Autor

JORGE FERNANDO FONTANA BATTISTI, UFSC (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA)

Graduando Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica).

SULIANI ROVER, UFSC (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA)

Professora do Departamento de Ciências Contábeis e do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (Linha de Pesquisa: Contabilidade para Usuários Externos - FEA/USP), mestre em Contabilidade e bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É vice-líder do Núcleo de Estudos em Contabilidade e Controladoria (NECC) e do Núcleo de Estudos em Qualidade das Informações Corporativas e Setores Regulados (NESReg) vinculados ao CNPQ. Editora-adjunta da Revista Contemporânea de Contabilidade (RCC-UFSC) de março de 2020 a dezembro 2021. Participa como membro do Conselho Fiscal da FEESC desde 2020. Recebeu premiações de melhor trabalho e orientação de iniciação científica, mestrado e doutorado. Participa e é avaliadora de diversos eventos na área de Administração e Contabilidade e possui artigos publicados em revistas da área. Desenvolve pesquisas nas áreas de Contabilidade Financeira, Qualidade da Informação Contábil, Evidenciação e Sustentabilidade, Modelos Multivariados Aplicados à Contabilidade e Finanças e Ensino e Pesquisa em Contabilidade.

ANDRÉ PORFÍRIO DE ALMEIDA, UFSC (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília (2016). Especialista em Controladoria Governamental - IMP (2014). Formado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2013). Aluno destaque do curso de Ciências Contábeis (2013).

Como Citar

FONTANA BATTISTI, J. F., ROVER, S., & ALMEIDA, A. P. D. (2025). DIVULGAÇÃO DE MOTIVADORES E DAS CARACTERÍSTICAS DAS COMBINAÇÕES DE NEGÓCIOS: EXPERIÊNCIAS COM EMPRESAS BRASILEIRAS QUE OPERAM NO MERCADO DE AÇÕES DO BRASIL . Revista UNEMAT De Contabilidade, 13(26), 1-27. https://doi.org/10.30681/60dkbs22

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