DIVULGAÇÃO DE MOTIVADORES E DAS CARACTERÍSTICAS DAS COMBINAÇÕES DE NEGÓCIOS: EXPERIÊNCIAS COM EMPRESAS BRASILEIRAS QUE OPERAM NO MERCADO DE AÇÕES DO BRASIL
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Resumo
O objetivo do artigo foi investigar os motivos e as características das combinações de negócios de uma amostra de empresas listadas na B3 nos anos 2019 a 2021. Os dados foram coletados nas Demonstrações Financeiras Padronizadas das empresas, resultando em 488 combinações de negócios analisadas. Sobre os setores da economia, observou-se um aumento de combinações em 2021, sendo o triplo de combinações comparando-se 2019 e 2020. Nas motivações das aquisições, notou-se que a principal razão das empresas combinarem seus negócios foi a de complementar e reforçar o negócio, mantendo suas bases operacionais. Além disso, houve um número considerável de aquisições (119) que não evidenciaram as motivações dessas tratativas, o que revela um baixo percentual de divulgação das razões de combinações de negócios por empresas brasileiras que operam na bolsa do país. Por fim, a pesquisa indicou que as aquisições foram feitas com o reconhecimento de goodwill (ágio por expectativa de rentabilidade futura) em 405 aquisições e cerca de 65 bilhões reais foram movimentados durante o período de análise, ao contrário da compra vantajosa, que ocorreu em 27 operações com saldo menor do que quatro bilhões de reais. Portanto, o trabalho demonstrou que combinações de negócios envolvem grandes cifras, uma vez que formam um mercado com grande movimento de capital, o qual ainda necessita ser explorado por pesquisas.
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