RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UM ESTUDO DOS INDICADORES SOCIAIS DAS EMPRESAS BRASILEIRAS COM FOCO NA TOMADA DE DECISÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo avalia a relação entre adoção de práticas de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) com a performance organizacional, medida pelo crescimento da receita líquida de empresas brasileiras. Para isso, foi utilizada a metodologia de dados em painel não balanceado para oitenta e oito em empresas que divulgaram seus Balanços Sociais no período de 2001 a 2005. Os resultados apontam para uma relação positiva entre RSE e crescimento da receita, o que pode ser fator motivador para que as empresas brasileiras quebrem as barreiras da RSE de forma a obter vantagem competitiva sobre os demais competidores.
Detalhes do artigo
Como Citar
Referências
ATHANASOGLOU, Panayiotis P.; BRISSIMIS, Sophocles N.; DELIS, Matthaios D. Bank-specifi c, industry-specifi c and macroeconomic determinants of bank profi tability. Journal of International Financial Markets, Institutions & Money, 18(2):121-136. 2008.
ARNT, R. Responsabilidade social: Questão de coerência. Revista Exame. São Paulo, p. 74-76, maio 2003.
ASHLEY, Patrícia A.; CARDOSO, J. G. A responsabilidade social nos negócios: um conceito em construção. In: ASHLEY, P. A. (Coord.). Ética e Responsabilidade Social nos Negócios. São Paulo: Editora Saraiva, p.2-16. 2002.
AUPPERLE, Kenneth E.; CARROLL, Archie B.; HATFIELD, John D. An empirical examination of the relationship between corporate social responsibility and profitability. Academy of management Journal, v. 28, n. 2, p. 446-463, 1985. BOWEN, Howard R.; JOHNSON, F. Ernest. Social responsibility of the businessman. Harper, 1953.
CAMPOS, Lucila Maria de Souza; MELO, Daiane Aparecida de. Indicadores de Desempenho dos sistemas Gestão Ambiental (SGA): uma pesquisa teórica. Revista Production. Vol. 18, nº 3. São Paulo, 2008.
CARROLL, Archie B. Corporate social responsibility evolution of a definitional construct. Business & society, v. 38, n. 3, p. 268-295, 1999.
CATÃO, Mr Luis. Intermediation Spreads in a Dual Currency Economy: Argentina in the 1990's. International Monetary Fund, 1998.
DAVIS, Keith.Can business afford to ignore social responsibilities? California Management Review, v. 2, n. 3, 1960.