PERCEPÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE ACORDO COM O IAESB: UMA ANÁLISE COM OS EGRESSOS DE 2011 A 2015

Conteúdo do artigo principal

Paula Filócomo Barrese
Thayse Ruas Bastoni
Daniel Ramos Nogueira

Resumo

Diante da necessidade constante de adaptação do profissional contábil à demanda do mercado de trabalho, os órgãos que regem a profissão buscam atualizar seus modelos a fim de garantir a competência de seus. Diante disso, este estudo tem como objetivo identificar a percepção do egresso do Curso de Ciências Contábeis em relação ao desenvolvimento dos resultados de aprendizagem, durante o período de graduação, que o IAESB estabelece como relevantes para atingir a competência profissional. Realizou-se uma pesquisa quantitativa com os egressos de 2011 a 2015. A partir dos resultados, há evidências de que as competências relacionadas aos Valores, Ética e Atitudes Profissionais foram as mais absorvidas. A pesquisa também verificou que estudantes graduados em 2011 e 2012 (PPP anterior) concordaram terem recebido mais informações sobre questões tributárias do que os recém formados.

Detalhes do artigo

Como Citar
PERCEPÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE ACORDO COM O IAESB: UMA ANÁLISE COM OS EGRESSOS DE 2011 A 2015. (2017). Revista UNEMAT De Contabilidade, 6(11). https://doi.org/10.30681/ruc.v6i11.1526
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Paula Filócomo Barrese, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduanda em Ciências Contábeis na Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Thayse Ruas Bastoni, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduanda em Ciências Contábeis na Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Daniel Ramos Nogueira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Docente Adjunto da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em Controladoria e Contabilidade (FEA-USP)
Mestre em Contabilidade (UFPR) 

Como Citar

PERCEPÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE ACORDO COM O IAESB: UMA ANÁLISE COM OS EGRESSOS DE 2011 A 2015. (2017). Revista UNEMAT De Contabilidade, 6(11). https://doi.org/10.30681/ruc.v6i11.1526

Referências

BRANDÃO, H. P.; BORGES-ANDRADE, J. E. Causas e efeitos da expressão de competências no trabalho: para entender melhor a noção de competência. Revista de Administração Mackenzie, v. 8, n. 3, jul-set, 2007.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Ministério da Educação. 1996. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 17 de setembro de 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Edital SESu/MEC Nº 4/97. Brasília: Edital SESu/MEC. 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/e04.pdf>. Acesso em: jan. 2016.

CARDOSO, R.L.; RICCIO, E.L.; ALBUQUERQUE, L.G. Competências do contador: um estudo sobre a existência de uma estrutura de interdependência. Revista de Administração da Universidade de São Paulo, São Paulo, v.44, n.4, p.365-379, out./nov./dez. 2009.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CNE; CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - CES. Parecer CNE nº 776. Orienta para as Diretrizes Curriculares dos cursos de graduação. Brasília: CNE, 1997.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CNE; CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - CES. Resolução CNE/CES 10, de 16 de Dezembro de 2004. Institui as Diretrizes Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências. Brasília: CNE/CES, 2004. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces10_04.pdf>. Acesso em 15 setembro de 2015.

COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de Pesquisa em Administração. 7. ed. Porto Alegre: Bookkman, 2003.

FIELD, A. Descobrindo a Estatística usando o SPSS. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. C. C. Alinhando Estratégia e Competências. Revista de Administração de Empresas, v. 44, n. 1, jan-mar, p. 44-57, 2004.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

INTERNATIONAL ACCOUNTING EDUCATION STANDARDS BOARD (IAESB). Framework for International Education Standards for Professional Accountants and Aspiring Professional Accountants. New York: IFAC, 2015. Disponível em: <https://www.ifac.org/system/files/publications/files/IAESB-Framework-for_IES-for-Professional-Accountants-and-Aspiring-Professional-Accountants.pdf>. Acesso em: jan. 2016.

___________. Initial Professional Development 2 – Technical Competence (Revised). New York: IFAC, 2014a. Disponível em: < http://www.ifac.org/publications-resources/ies-2-initial-professional-development-technical-competence-revised>. Acesso em: jan. 2016.

. Initial Professional Development 3 – Professional Skills (Revised). New York: IFAC, 2014b. Disponível em: <http://www.ifac.org/publications-resources/ies-3-initial-professional-development-professional-skills-revised>. Acesso em: jan. 2016

. Initial Professional Development 4 – Professional Values, Ethics, and Attitudes (Revised). New York: IFAC, 2014c. Disponível em: < http://www.ifac.org/publications-resources/ies-4-initial-professional-development-professional-values-ethics-and-attit-0>. Acesso em: jan. 2016.

INTERNATIONAL FEDERATION OF ACCOUNTANTS (IFAC). Nexus 1: The Accountancy Profession, Behind the Numbers. Disponível em: <https://www.ifac.org/publications-resources/nexus-1-accountancy-profession-behind-numbers>. Acesso em: nov. 2015.

LEAL, E. A.; SOARES, M. A.; SOUSA, E. G. Perspectivas dos Formandos do Curso de Ciências Contábeis e as Exigências do Mercado de Trabalho. Revista Contemporânea de Contabilidade, ISSN 1807-1821, UFSC, Florianópolis, ano 05, v.01, n.10, p. 147-159, jul./dez., 2008.

LEMES, D. F. Habilidades Profissionais do Contador Preconizadas pela Ifac: Um Estudo com Profissionais da Região do Triângulo Mineiro. In: CONGRESSO USP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE, 10., 2013, São Paulo. Anais... São Paulo, 2013.

NUNES, I. V.; SILVA, T. D.; MIRANDA, G. J.; LEAL, E. A. Sou vestibulando, mas... O que faz um Contador? In: CONGRESSO UFSC DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE, 5. 2014. Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2014.

OLIVEIRA, H. M. de, SILVA, J. O. da. Perfil Profissional Contábil: Um Estudo de Suas Habilidades. In: CONGRESSO UFSC DE CONTROLADORIA E FINANÇAS & INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE, 5., 2014, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2014.

OTT, E.; PIRES, C. B. Estrutura Curricular do Curso de Ciências Contábeis no Brasil versus Estruturas Curriculares Propostas por Organismos Internacionais: uma análise comparativa. Revista Universo Contábil, ISSN 1809-3337, FURB, Blumenau, v.6, n.1, p. 28-45, jan./mar., 2010.

PALLANT, J. SPSS Survival manual. 2. ed. Chicago: Open University, 2005.

REIS, A. de O.; MOREIRA, V. de S.; SEDIYAMA, G. A. S.; MOREIRA, C. C. Perfil Profissional Contábil: Habilidades, Competências e Imagem Simbólica. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 14, 2014, São Paulo. Anais... São Paulo, 2014.