Desvelando os sentidos da educação permanente em um programa municipal: estudo sociopoético / Unveiling the meanings of continuing education in a municipal program: sociopoetic study / Desvelando los sentidos de la educación permanente en un programa...

Autores

  • Fernanda Laxe Marcondes Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Paula Isabella Marujo Nunes da Fonseca Universidade Federal Fluminense
  • Pâmela Gioza da Silveira Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Claudia Mara de Melo Tavares

Palavras-chave:

Educação Continuada, Equipe de Enfermagem, Enfermagem em Saúde Pública.

Resumo

Objetivo: discutir os sentidos atribuídos à Educação Permanente em Saúde (EPS) pela equipe de um programa municipal de hipertensão arterial (HA) e diabetes mellitus (DM). Método: pesquisa qualitativa, na perspectiva sociopoética. Realizado grupo-pesquisador com 18 integrantes da equipe de enfermagem, atuantes na coordenação do programa municipal, nas policlínicas regionais e unidades básicas de saúde da rede de saúde do município de Niterói, realizando atendimento básico aos portadores de HA e DM. Utilizou-se a análise de conteúdo temático categorial para tratar os dados produzidos. Foi aprovado em comitê de ética respeitando a resolução 466/2012. Resultados: os participantes abordaram assuntos como educação em serviço, educação em saúde, educação em família e qualidade de vida. Conclusão: o desempenho profissional é influenciado por um ambiente de trabalho que valoriza as discussões sobre as problemáticas existentes nele e a Educação Permanente em Saúde é uma ferramenta necessária para a consolidação do Sistema Único de Saúde, mas há dificuldades na sua implementação na prática.

Biografia do Autor

Fernanda Laxe Marcondes, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Enfermeira. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Ciências do Cuidado em Saúde da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói – RJ – Brasil.

Paula Isabella Marujo Nunes da Fonseca, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda Sandwish pela Escola Superior de Enfermagem do Porto, Portugal e Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Brasil.

Mestre em Saúde Mental e Transplantes, UFF

Coordenadora Avançada em Transplantes, Transplant Procuremanent Management, Univerisidad Barcelona

Especialista em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental, UFRJ

Pâmela Gioza da Silveira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciências do Cuidado em Saúde da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói – RJ – Brasil

Claudia Mara de Melo Tavares

Enfermeira. Pós Doutora em Enfermagem. Professora Titular do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Psiquiatria da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, da Universidade Federal Fluminense. Niterói – RJ – Brasil.

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Publicado

2016-08-01

Como Citar

Laxe Marcondes, F., Marujo Nunes da Fonseca, P. I., Gioza da Silveira, P., & de Melo Tavares, C. M. (2016). Desvelando os sentidos da educação permanente em um programa municipal: estudo sociopoético / Unveiling the meanings of continuing education in a municipal program: sociopoetic study / Desvelando los sentidos de la educación permanente en un programa. Journal Health NPEPS, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/1556

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Artigo Original/ Original Article/ Artículo Originale