DIVERSIDADE, IDENTIDADE E DIFERENÇA INTERPELANDO AS PRÁXIS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Cecília de Campos França UNEMAT
  • Gerson Marques Frutuoso FASB; Fundação das Artes de São Caetano do Sul;

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i5.2165

Palavras-chave:

Etnoculturalidade, Educação, Trabalho Docente, Alteridade,

Resumo

Esse artigo visa compartilhar nosso trabalho reflexivo e os resultados obtidos no projeto Novos Talentos, do campus de Tangará da Serra, financiado pela CAPES. Com o (re) conhecimento da diversidade social que se faz presente nas instituições escolares, propusemos nos interrogar sobre as práxis pedagógicas em curso, e estabelecer diálogo com os sujeitos sociais, para construirmos um projeto, simultaneamente, de estudo, pesquisa e extensão voltado à comunidade de Tangará da Serra, Mato Grosso. O aporte teórico utilizado para as análises contou com autores como Barros-Filho (2012), Habermas (2002), Berger e Luckmann (1999), Silva (2000), Geertz (2008), Santos (2010), Ramose (2010) dentre outros. O público alvo do trabalho foram os professores da rede pública da cidade. Algumas considerações preliminares acerca das reflexões apontam que para a construção de uma democracia inclusiva temos de nos posicionar diante do Outro com responsabilidade solidária visto como um dos nossos, embora continue sendo o Outro. Além disso, é necessário que nos organizemos para lutar pela materialização das leis no cotidiano das escolas, bem como, para tensionar o poder público a cumprir sua parte no quesito de infraestrutura das escolas, formação de qualidade para os professores, melhores salários e condições de trabalho proporcionando os recursos necessários para que o processo ensino-aprendizagem possa acontecer com êxito. Como produto dessa pesquisa foi elaborada uma coletânea de textos produzidos pelos participantes. Esse material está em fase de edição e será distribuído gratuitamente para as escolas da cidade e região.

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Publicado

2017-07-13

Como Citar

França, C. de C., & Frutuoso, G. M. (2017). DIVERSIDADE, IDENTIDADE E DIFERENÇA INTERPELANDO AS PRÁXIS PEDAGÓGICAS. Revista Moinhos, (5), 51–64. https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i5.2165

Edição

Seção

Artigos