Sobre a Revista
Foco e Escopo
Publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) - Campus de Tangará da Serra. A Revista comporta artigos científicos de pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, doutores e doutorandos na área de Literatura. Acolhe com isso os estudos sobre as literaturas brasileira, portuguesa e africana – em suas diversas manifestações, estética e cultural sem restrições de enfoques teóricos e metodológicos. Cada número contém um dossiê sobre tema específico e uma seção geral, além de aceitar resenhas, entrevistas e traduções. Os artigos podem ser redigidos em português, espanhol, francês, italiano ou inglês; reserva-se à Revista o direito de publicar o artigo na língua original ou traduzido, de acordo com a decisão da Comissão Editorial, uma vez consultado o autor.
Processo de Avaliação pelos Pares
A Revista adota avaliação por pares cega.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Editores
Aroldo José Abreu Pinto
Tieko Yamaguchi Miyazaki
Apoio
Secretaria do Departamento de Pós-Graduação em Estudos Literários (ppgel@unemat.br)
Conselho Editorial Consultivo
Agnaldo Rodrigues da Silva (UNEMAT)
Antônio Manoel dos Santos Silva (UNESP)
Antônio Roberto Esteves (UNESP)
Dante Gatto (UNEMAT)
Diléa Zanotto Manfio (UNESP)
Diana Junkes Martha Toneto (UNESP)
Emerson da Cruz Inácio (USP)
Franceli Aparecida da Silva Mello (UFMT)
Frederico Fernandes (UEL)
Gilvone Furtado Miguel (UFMT)
Graciela Sánchez Guevara (ENAH-Mx)
Josalba Fabiana dos Santos (UFS)
José Javier Villarreal Álvarez Tostado (UANL-Mx)
Julieta Haidar (ENAH-Mx)
Madalena Aparecida Machado (UNEMAT)
Manoel Mourivaldo Santiago Almeida (USP)
Manuel Cáceres (UGR- ES)
Marcos Siscar (UNICAMP)
Maria de Lourdes Netto Simões (UESC)
María Eugenia Flores Treviño (UANL-Mx)
Mário Lugarinho (USP)
Olga Maria Castrillon-Mendes (UNEMAT)
Susi Frank Sperber (UNICAMP)
Tânia Celestino Macedo (USP)
Tieko Yamaguchi Miyazaki (UNESP-UNEMAT)
Vera Lúcia Rodella Abriata (UNIFRAN)
Victor Barrera Enderle (UANL-Mx.)
Vima Lia de Rossi Martin (USP)
Walnice Aparecida Matos Vilalva (UNEMAT)
DIAGRAMAÇÃO, ARTE DE CAPA E MIOLO: Aroldo José Abreu Pinto
REVISÃO (PORTUGUÊS): Tieko Yamaguchi Miyazaki
TRADUÇÃO E REVISÃO (INGLÊS): Ricardo Marques Macedo e Hélvio Moraes
Histórico do periódico
LANÇAMENTO DIA 03/10/2011, DURANTE O VIII SILLMAT
A Revista Al?re surgiu no processo de sedimentação do Núcleo Estudos da literatura de Mato Grosso Wlademir Dias-Pino de Tangará da Serra. A idéia era de um periódico anual, voltado ao estudo da literatura mato-grossense e questões teóricas dela recorrentes: o regionalismo com suas particularidades estéticas e a maneira como as demais regiões periféricas estão se resolvendo diante do cânone nacional, com abertura para abordagem teórica e crítica de obras significativas neste sentido.
Agora, a Al?re assume, também, o papel de veículo do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGEL), tendo em vista o parecer favorável da 108ª Reunião do CTC CURSOS NOVOS, 26 a 28 de maio de 2009, da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
São duas as linhas de pesquisa do Programa que anunciam essas perspectivas: Literatura, História e Memória Cultural e Literatura e vida social nos países de Língua Portuguesa. Os projetos de pesquisa atrelados à linha de pesquisa Literatura, História e Memória Cultural perfilam a produção literária de Mato Grosso como registro sine qua non de intersecções históricas, desde o processo de descobrimento de Mato Grosso em seus diferentes ciclos de colonização no século XX, e as expressões estéticas apresentadas por cada autor entre 1900 a 1970. São mais de cinqüenta anos de produção cultural, cuja relação com a terra e com o povo expressa fronteiras de um registro comprometido com as tradições e a cultura dos diferentes Mato Grossos que se enunciam em verso e prosa, ora publicados em livro, ora publicados em jornais da capital.
A linha de pesquisa Literatura e vida social nos países de Língua Portuguesa traduz a mesma coerência com a qualificação e pesquisas em desenvolvimento. Os estudos comparados de literaturas de língua portuguesa têm avaliado as fronteiras e os diálogos estéticos e histórico-sociais estabelecidos por obras e autores de diferentes contextos socioculturais. Nessa direção, duas importantes literaturas de língua portuguesa são abordadas e estudadas em relação à brasileira: a literatura portuguesa e a literatura africana.
É nessa perspectiva que a Revista Al?re se propõe discutir a institucionalização canônica dos textos, analisando representações poéticas e ficcionais em diversos contextos, atentando para a diversidade das intersecções estéticas e as articulações entre experiência vivida e organização social.
A novidade encontra-se na escolha dos objetos de análise, na reorientação do olhar sobre os fenômenos literários, nas produções simbólicas da representação do poder e na constante busca do aperfeiçoamento do seu papel na pós-graduação em Estudos Literários.
Assim, a Revista Al?re dá continuidade ao seu projeto de ampliar a bibliografia dos estudos literários presentes nos mais diversos campos das ciências sociais e humanas, compilando um conjunto de trabalhos que constitui, antes de mais nada, um convite à reflexão sobre o diverso no interior do campo científico.