Chamada de artigos - Alere 19 - 2019/1 (Qualis B2)

2019-05-15

Chamada de Artigos – REVISTA AL?RE – nº 19 – 2019/1

 

Organizadores:

Prof. Dr. Helvio Moraes (UNEMAT)

Profª Drª Cilene Margarete Pereira (UNINCOR)

 

Prazo  para  encaminhamento:  15/09/19

  

Dossiê: Literatura e Canção Popular

Para compor o número 19 (2019/1), esperamos receber artigos que problematizem e investiguem a relação entre a Literatura e a Canção Popular em suas variadas manifestações e sob as mais diversas perspectivas.

Para Luiz Tatit (O século da Canção), “a prática musical brasileira sempre esteve associada à mobilidade melódica de palavras, frases e pequenas narrativas ou cenas cotidianas”. O contrário também é verdadeiro: a letra se realiza de modo cabal pela canção, ou, como afirma Francisco Bosco (“Por uma ontologia da canção: poema e letra): “a letra de música é heterotélica, dirige-se à totalidade estrutural a que pertence – a canção”.

Em texto seminal sobre a relação entre música popular e poesia, Affonso Romano de Sant’Anna (Música Popular e Moderna Poesia Brasileira) busca estabelecer comparações entre períodos específicos da poesia brasileira e algumas fases da música popular ao longo do século XX, levantando, ao mesmo tempo, inúmeras questões que ainda precisam ser exploradas no cotejo entre a produção do compositor e a do poeta, o modo como o contexto político e social possibilita tal cotejo, entre outras. Indica, por exemplo, a possibilidade de comparação entre elementos da estética modernista e as letras de Noel Rosa, em sua tentativa de se livrar “de uma linguagem anterior romântica ou simbolista”, de maneira que o “ ‘antiliterário’, as expressões corriqueiras, o humor, as soluções imprevistas e outros efeitos estão presentes nesse poeta tanto quanto nos modernistas”. Faz o mesmo com a relação da Geração de 45 e o samba-canção, e as vanguardas de finais da década de 50 e da de 60 com a Tropicália. Desde a década de 60, pelo menos, letristas como Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil e Aldir Blanc, entre outros – sem deixar de lado os de outros países, como Bob Dylan (prêmio Nobel de Literatura em 2016), John Lennon e Lou Reed – conseguiram, por diversas formas, que abrangem um amplo leque desde a poesia narrativa ao concretismo, tornar ainda mais estreita e complexa a relação entre música e literatura. Assim, é de nosso interesse acolher artigos que proponham leituras de letras de canções populares a partir de pressupostos da teoria literária; que investiguem a relação entre um momento histórico específico e sua produção literária e musical; que analisem a presença da música popular na ficção, entre outras possíveis relações.

A revista também recebe artigos com outras temáticas.

Os trabalhos devem ser enviados com identificação Assunto: “AL?RE 19 – Submissão de Artigo” para:

revista.alere@gmail.com   c/c

helviomoraes01@gmail.com

prof.cilene.pereira@unincor.edu.br