CHAMADA DE ARTIGOS - ALERE 24 - 2021/2 (QUALIS B2)

2020-12-04
    Fast traslate Icon translate  

Para comemorar e registrar os 20 anos de existência e de produção de conhecimentos do grupo de pesquisa Literatura & Utopia, agradecemos o acolhimento, pela Revista Al?re, da presente proposta de dossiê temático, aberto ao recebimento de trabalhos para o número 24 (2021/2) .



Formado em junho de 2000, o Literatura e Utopia é composto por uma equipe de professores/as pesquisadores/as e alunos/as de graduação, mestrado e doutorado de várias universidades brasileiras, com sede na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O objetivo central unindo os vários projetos, já concluídos ou em andamento, é o de estudar várias tradições, mo(vi)mentos, gêneros e/ou textos literários sob a perspectiva dos Estudos Culturais, com ênfase na área dos Estudos Críticos da Utopia e em interfaces com os Estudos de Gênero e Queer, os Estudos Pós- e Descoloniais e os Estudos da Tradução, privilegiando abordagens críticas interdisciplinares e interseccionais. Busca-se, assim, compreender os pontos de ligação entre os textos culturais e literários e a consciência utópica/distópica. E entendemos que esse enfoque acadêmico se faz ainda mais urgente em face ao contexto de crise social e ecológica em que nos encontramos nesse presente histórico.



Para este dossiê comemorativo, receberemos artigos, resenhas, entrevistas e depoimentos que, relacionados ao perfil acima descrito, contribuam para a expansão e continuidade, em âmbito nacional, deste diálogo sobre os utopismos e distopismos da cultura.



Os textos também poderão ser enviados para os seguintes endereços de e-mail: helvio.moraes@unemat.br ; cavalcantiildney@gmail.com . No campo assunto, inserir "Submissão de artigo - Alere 24" 


Organização:

Prof. Helvio Moraes (Unemat)

Profa. Ildney Cavalcanti (Ufal)



Prazo para o envio dos artigos - PRORROGADO: 30 de outubro de 2021

Previsão de publicação: 30 de dezembro de 2021