CHAMADA DE ARTIGOS - REVISTA ALĔRE 26 - 2022/2

2022-02-21

DOSSIÊ POESIA DE AUTORIA FEMININA NAS REGIÕES NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE

ORGANIZADORES:

Walnice Vilava (UNEMAT)

José Eduardo Martins de Barros Melo (UNIR)

Maria Elizabete Sanches (UNIR)

 

A revista Alere em sua vigésima sexta edição incorpora uma parceria cada vez mais efetiva e recorrente entre duas instituições de ensino superior públicas da Amazônia legal por meio de suas unidades de representação, a UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MATO GROSSO e a UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA que sintonizam pela primeira vez o Programa de Pós-graduação em Estudos Literários (PPGEL) da primeira, com as ações desencadeadas pelo Grupo de pesquisa em poesia de autoria feminina (GPFENNCO), da segunda.

Tal sintonia traz a discussão dos estudos desenvolvidos sobre a poesia de autoria feminina, pela primeira vez em nossa história, aos limites das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com o fito de traduzir a inquietação e a real necessidade de promover a produção literária das mulheres desta parte do país e sobre ela desenvolver os merecidos estudos que até o presente momento foram marcados pela investigação de uma ou outra obra em particular.

Neste sentido, corrigir esta lacuna histórica deixada há muito tempo pela crítica brasileira e desenvolver a pesquisa no sentido de dar a esta poesia o merecido lugar de destaque é o que se pretende nesta edição por parte das duas instituições envolvidas e suas unidades de representação, o PPGEL e o GPFENNCO, visando alcançar com esta ação, resultados representativos da poesia de autoria feminina realizada neste espaço circunscrito.

Para participar da presente edição os pesquisadores mestres ou doutores deverão enviar os artigos até 31 de agosto de 2022 para os seguintes endereços eletrônicos: walnicevilalva@unemat.br ; edubarmel@hotmail.com ; maelisan@unir.br , com a seguinte informação no campo “Assunto”: “Envio de Artigo – Alere 25”. Em anexo à mensagem, os/as autores/as deverão enviar o texto do artigo sem identificação e, em arquivo complementar, uma pequena nota biobibliográfica. É imprescindível que o envio seja feito desta forma.

Os textos deverão ser encaminhados dentro das seguintes normas:

-Tratar-se de publicação original sobre o tema do dossiê, poesia de autoria feminina nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste; em arquivo Word for Windows ou programa compatível, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 entre linhas e parágrafos, e espaço duplo entre partes do texto. Páginas configuradas no formato A4, sem enumeração, com 03cm nas margens superior e esquerda e 02cm nas margens inferior e direita.

-Línguas: Português, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano (reservado à Revista o direito de publicar o artigo na língua original ou traduzido.

-Extensão dos artigos para o dossiê: mínimo de 10 páginas e máximo de 15 páginas.

-Estrutura:
Título – e sua tradução em inglês, logo abaixo – tamanho 12, em negrito e caixa alta, centralizado. Imediatamente abaixo, alinhado à direita, nome completo do autor, seguido da sigla de sua IES. Em nota de rodapé: Título acadêmico, filiação científica- departamento, Faculdade, Universidade, cidade, estado, país. E-mail.
Em Times New Roman e corpo 11: Resumo (máximo 200 palavras) e Palavras-chave (máximo 06) no idioma do artigo ; Abtract e Keywords em inglês.

-Referências no texto e citações:

Título de obra no texto: em itálico.

Ex.: Nessa diretriz, podemos afirmar que Dois irmãos, romance publicado em 2000 pelo amazonense Milton Hatoum,

Título de parte: entre aspas.

Ex.: Nesse texto, Todorov apresenta conceitos que o próprio Genette traz no artigo “Fronteiras da narrativa”, da mesma publicação.

Citações no texto, entre aspas, seguidas, entre parênteses, pelo sobrenome do autor em caixa alta, ano de publicação e, quando necessário, da página (p.); : “[...] moleques, mulatos/ vêm vê-los passar.” (FERREIRA, 1939, p. 65). Se o nome do autor estiver citado no texto, indicam-se entre parênteses a data e a página : “Segundo afirma Lotman (1991, p. 10).......”

Citações acima de 3 linhas, destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, corpo 11, sem aspas. Entre parênteses, sobrenome do autor em caixa alta, ano, página.

Destaque e palavras estrangeiras: em itálico.

Adição e supressão: entre colchetes [...]

Notas de rodapé: reduzidas ao mínimo, enumeradas, no pé de página, corpo 10.

Referências: (somente as obras citadas)

Em ordem alfabética pelo último sobrenome do autor e conforme a NBR 6023 da ABNT de 2006.

- Livros e monografias:

HATOUM, M. Órfãos do Eldorado. São Paulo: Cia das Letras. 2005.

- Capítulos de livros:

AGUIAR, F. Visões do inferno ou o retorno da aura. In: NOVAES, A. (Org.). O olhar. São Paulo: Cia das Letras, 1988. p. 317-26.

ROSENFELD, A. Reflexões estéticas. In: ---------- Texto e contexto. São Paulo: Perspectiva, 1969. p. 19-120.

- Dissertações e teses:

SILVA, I.A. Figurativização e metamorfose: o mito de Narciso. 1994. Tese (Livre-docência) – Departamento de Linguística, Unesp, Araraquara/SP.

- Artigos de periódicos: (sem aspas)

HERNÁNDEZ M., L. La importancia de la filosofía del lenguaje de Ludwig Wittgenstein para la linguística del cambio de siglo. Escritos, Puebla, n.24, p.5-9, 2002.

- Artigos em jornais:

CARVALHO, M.C. Países pobres concentrarão mortos por fumo, diz estudo. Folha de S. Paulo. São Paulo, 28 ago.2009. Cotidiano, p.5.

-Trabalhos em eventos:

SILVA, A.J. Novas perspectivas ao romance brasileiro. In: SEMINÁRIO DE LITERATURA CONTEMPORÂNEA, 1, 2002. Mirassol. Anais...Mato Grosso: Unemat, 2003. p. 11-20.

- Publicações On-Line

SILVEIRA, R.F. Cidade invadida por vândalos. Alerta. Curitiba, 10 mar.1999. Disponível em http://www.alerta.br.Acesso em 10 mar. 1999.