O TEATRO EM CUIABÁ – DO COLONIAL À NECESSIDADE DE PESQUISAS DECOLONIAIS

Autores

  • Flavio José Ferreira Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Agnaldo Rodrigues da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/alere.v29i2.13489

Palavras-chave:

Cultura, Contemporaneidade, Teatro cuiabano, Epistemologia fronteiriça, Decolonialidade

Resumo

Este artigo consiste em uma análise fundamentada em teorias da cultura e decolonialidade, trazendo como proposta uma abordagem decolonial e uma epistemologia fronteiriça sobre o teatro cuiabano, buscando a valorização da diversidade sociocultural e linguística do teatro produzido na região, cujas raízes estão relacionadas à sua utilização como instrumento de dominação colonial, no século XVIII. Dessa forma, a partir das análises, apresenta-se a necessidade de produção de conhecimentos sobre a história dessa arte, suas
produções e dramaturgias locais, para que se possam construir bases de dados sobre como ela se apresenta e se desenvolve na contemporaneidade, trilhando caminhos possíveis para a produção de narrativas autênticas e decolonizadas. 

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Biografia do Autor

  • Flavio José Ferreira, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Discente do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários (PPGEL), da Universidade do Estado de Mato Grosso, na disciplina Literatura Ibero-Afro-Americana. Membro da Academia Mato-Grossense de Letras. E-mail: ferreiraflavioadv@gmail.com

  • Agnaldo Rodrigues da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo e Pós-doutor pela UFRGS. Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Membro da Academia Mato-Grossense de Letras. E-mail: agnaldosilva20@unemat.br

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Publicado

2025-02-12

Como Citar

Ferreira, F. J., & Rodrigues da Silva, A. (2025). O TEATRO EM CUIABÁ – DO COLONIAL À NECESSIDADE DE PESQUISAS DECOLONIAIS. Revista Alere, 29(1), 393-410. https://doi.org/10.30681/alere.v29i2.13489