Submissão

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Diretrizes para Autores

O Caderno de Pesquisas Educacionais (CEP) acolhe textos inéditos nacionais e internacionais a representarem a reflexão de pesquisadores/as, e que sejam oriundos de atividades de pesquisa e ensino em educação, sobremaneira que retratem a diversidade da educação brasileira, a saber: pesquisas concluídas ou em andamento resultantes de investigações científicas, filosóficas, artístico-culturais, educacionais e tecnológicas; discussões teóricas problematizadoras da educação que possibilitem a elaboração de questões relevantes para novas pesquisas;  revisões críticas sobre a educação que sejam importantes para o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas.

O CEP publica artigos, resenhas, entrevistas e ensaios. As opiniões expressas nos trabalhos publicados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da Comissão Editorial.

Os originais devem ter de 10 a 20 páginas (tabelas, quadros, gráficos, figuras deverão ser acompanhados de títulos, segundo as normas da ABNT).

  1. ) As referências bibliográficas; o texto deve ser digitado no editor de texto Word e obedecer as seguintes configurações: fonte - Times New Roman 12, papel tamanho A-4, espaço interlinear 1,5 com todas as margens com 2,5 cm;
  2. Adentramento: parágrafos e exemplos um toque na tecla TAB, tabulação 1,25 cm e citações com mais de três linhas com recuo de 4 cm da margem esquerda;
  3. O título do artigo deve vir em letras minúsculas com o máximo de 15 palavras, centralizado, negrito. Para a indicação de fontes citadas no texto e nas ilustrações deve-se adotar o sistema autor-data, conforme ABNT;
  4. O(s) nome(s) completo(s) dos autor(es) (no máximo 4 autores, sendo ao menos um com título de doutor) e suas credenciais e local de atividade, incluindo endereço, ORCID, telefone e endereço eletrônico devem ser preenchidos no cadastro do(s) autor(es), devem ser omitidos no arquivo submetido para avaliação (A apresentação de cada autor não deve ultrapassar a 50 palavras);
  5. Os artigos podem ser enviados na língua portuguesa ou em Espanhol, nesse caso o resumo deve vir em português e inglês;
  6. Resumos  deve ter no máximo 100, escritos em espaço interlinear simples, em dois idiomas (português, inglês obrigatoriamente e a terceira língua) devem conter introdução, objetivos, metodologia e conclusões;
  7. Quatro palavras-chave separadas por ponto e vírgula (;), de acordo com o thesaurus do INEP disponível em: http://portal.inep.gov.br/pesquisa-thesaurus;
  8. Notas.  Apenas notas indispensáveis devem constar no texto. Título, resumo e identificação do autor não devem trazer notas.  As referências bibliográficas não devem constar nas notas e sim serem indicadas em espaço próprio, ao final do texto;
  9. Citação de autores: conforme NBR 10520 de agosto 2002. Devem ser feitas no corpo do texto (autor-data). As entradas pelo sobrenome do autor/vírgula/data ou autor/vírgula/data/vírgula/página sendo que quando estiverem incluídas na sentença devem ser letra maiúscula e minúscula e quando estiverem entre parênteses devem ser em letras maiúsculas. Ex: Ferreira et al. (2017, p. 423) descreve: As Etapas de Estudos Presenciais referem-se ao período em que os acadêmicos [...].  Esse tempo/Universidade, janeiro/fevereiro e julho/agosto coincide com o período de férias [...]. (FERREIRA et al., 2017, p. 423);
  10. Referências: em ordem alfabética conforme NBR-6023 de agosto 2002. 

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte Times New Roman de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL).
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria deste trabalho deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega.

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