O TRABALHO COM TEXTOS JORNALÍSTICOS NA ESCOLA: PRÁTICAS DISCURSIVAS DE LEITURA, ESCRITA E AUTORIA/THE WORK WITH JOURNALISTIC TEXTS AT SCHOOL: DISCURSIVE PRACTICES OF READING, WRITING AND AUTHORING

Autores

Palavras-chave:

Escrita. Leitura. Autoria. Ensino. Função-autor.

Resumo

Este texto é parte de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida na Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT. Essa pesquisa trata da análise de textos produzidos por alunos do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Várzea Grande, em Mato Grosso, para a circulação em um Jornal Escolar após uma sequência de aulas, cuja temática é Direitos Humanos, mais especificamente no que se refere a pessoas com deficiência. Nas análises é problematizado o funcionamento do discurso pedagógico, em uma situação específica de ensino. O enfoque teórico que assumimos aqui é a Análise de Discurso de base materialista, que surgiu na França, na década de 60 e tem sido desenvolvida no Brasil por um grupo de pesquisadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Regina Nunes, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Doutora em Linguística, UNEMAT. Professora doutora da Faculdade de Linguagem, Ciências Agrárias e Sociais Aplicadas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Cáceres, Mato Grosso, Brasil.

Cleiton de Souza Sales, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Linguística, Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Cáceres, Mato Grosso, Brasil.

Referências

FOUCAULT, M. O que é um autor? 7.ed. Lisboa: Nova Vega, 2009.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução Laura Fraga de Almeida Sampaio. 23. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

GALLO, S. L. O ensino da língua escrita X o ensino do discurso escrito. 1989. 138 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) -- Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1989.

GALLO, S. L. Discurso de escrita e ensino. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1992.

GUIMARÃES, E. O acontecimento para a grande mídia e a divulgação científica. In: GUIMARÃES, E. Produção e circulação do conhecimento: Estado, Mídia, Sociedade. Campinas, SP: Pontes Editores, 2001. p.13-20.

INDURSKY, F. O Texto nos estudos da linguagem: especificidades e limites. In: ORLANDI, E.P, (Org.). Introdução às ciências da linguagem: discurso e textualidade. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006. p. 33-80.

LAGAZZI-RODRIGUES, S. Texto e autoria. In: ORLANDI, E.P. (Org.). Introdução às ciências da linguagem: discurso e textualidade. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006. p.81-103.

NUNES, S. R. Metáfora e espetáculo no discurso de Divulgação científica da mídia. 2005. 126 f. Dissertação (Mestrado em Letras) -- Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2005.

ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 2. ed. Campinas, SP: Pontes, 1987.

ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. 4. ed. São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1999.

ORLANDI, E. P. Divulgação científica e efeito leitor: uma política social urbana. In: GUIMARÃES, Eduardo. Produção e circulação do conhecimento: Estado, Mídia, Sociedade. Campinas, SP: Pontes Editores, 2001. p.21-30.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso. In: ORLANDI, E. P. (Org.). Introdução às ciências da linguagem: discurso e textualidade. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006. p. 11-31.

ORLANDI, E. P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2008.

ORLANDI, E. P. Interpretação, autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 6. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012.

ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 11. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013.

PFEIFFER, C. R. C. Que autor é este? 1995. 146 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) -- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, 1995.

PFEIFFER, C. R. C. Escola e divulgação cientifica. In: GUIMARÃES, Eduardo (Org.). Produção e circulação do conhecimento: Estado, Mídia, Sociedade. Campinas, SP: Pontes Editores, 2001. p. 41-58.

SILVA, T. D. A língua na escrita jornalística. In: GUIMARÃES, Eduardo (Org.). Produção e circulação do conhecimento: Estado, Mídia, Sociedade. Campinas, SP: Pontes Editores, 2001. p. 59-69.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Nunes, S. R., & Sales, C. de S. (2023). O TRABALHO COM TEXTOS JORNALÍSTICOS NA ESCOLA: PRÁTICAS DISCURSIVAS DE LEITURA, ESCRITA E AUTORIA/THE WORK WITH JOURNALISTIC TEXTS AT SCHOOL: DISCURSIVE PRACTICES OF READING, WRITING AND AUTHORING. Revista ECOS, 34(1), 257–277. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/10532

Edição

Seção

LINGUÍSTICA