IMPLICAÇÕES DO DESENHO DIDÁTICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA ACADÊMICA: UMA EXPERIÊNCIA ONLINE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR/IMPLICATIONS OF DIDACTIC DESIGN FOR THE DEVELOPMENT OF ACADEMIC WRITING: AN ONLINE EXPERIENCE IN HIGHER EDUCATION

Autores

Palavras-chave:

Educação on-line. Ensino superior. Escrita Acadêmica. Desenho didático. Interatividade.

Resumo

O presente texto, recorte de uma pesquisa de Mestrado, tem como objetivo apresentar alguns resultados do desenho didático de um Curso de Extensão on-line para o desenvolvimento da Escrita Acadêmica para alunos do Ensino Superior. O curso foi realizado por meio da plataforma Moodle, inicialmente com 30 alunos do Curso de Pedagogia de uma Universidade Pública do norte do Paraná, entre os meses de julho a agosto, com um total de 40 horas. A pesquisa, de cunho qualitativo e de caráter experimental, teve seu desenho didático (FILATRO, 2008) a partir da Plataforma Moodle em conjunto com outras ferramentas da web 2.0 (WhatsApp, Meet, Facebook) envolvendo o gênero textual Resumo Acadêmico para a geração dos dados. Partindo de conceitos como cibercultura (LÉVY, 1999) e interatividade (SILVA, 2021) propostos pelo desenho didático, constatamos que o processo colaborativo entre os participantes promoveu o desenvolvimento e apropriação da escrita acadêmica.

 

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Biografia do Autor

MARIA ILZA ZIRONDI, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Professora Adjunta do Curso de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do Programa de Pós-graduação em Especialização de Língua Portuguesa da UEL.

DIENE EIRE DE MELLO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Pós-doutora em educação e Docente do Programa de Pós graduação em Educação- PPEDU- Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

ZIRONDI, M. I., & DE MELLO, D. E. (2022). IMPLICAÇÕES DO DESENHO DIDÁTICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA ACADÊMICA: UMA EXPERIÊNCIA ONLINE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR/IMPLICATIONS OF DIDACTIC DESIGN FOR THE DEVELOPMENT OF ACADEMIC WRITING: AN ONLINE EXPERIENCE IN HIGHER EDUCATION. Revista ECOS, 33(2), 43–273. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/10972

Edição

Seção

LINGUÍSTICA