PAU-BRASIL: AS MAZELAS DA ESCRAVIDÃO EM OSWALD DE ANDRADE/PAU-BRASIL: THE ILLS OF SLAVERY IN OSWALD DE ANDRADE

Autores

  • Gislei Martins de Souza Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT
  • Viviane da Silva Santos Federal de Mato Grosso - IFMT

Palavras-chave:

Escravidão. Pau-Brasil. Poética. Processo histórico. Violência.

Resumo

A proposta consiste no estudo dos poemas que trazem a temática da escravidão presentes na seção “Poemas da Colonização”, do livro Pau-Brasil (1925) escrito por Oswald de Andrade. Observa-se em que medida Oswald de Andrade articula, de forma poética, o processo histórico referente às mazelas da escravidão no Brasil. A poesia oswaldiana radicaliza o efeito de estranhamento quando projeta a violência oriunda das relações de poder à época da escravatura. Tem como suporte teórico autores (Bosi, 1992; Ribeiro, 1995; Todorov, 2003) que tratam dos resultados do processo de colonização, como também do desenvolvimento econômico do Brasil com a voga do ideário progressista. Sendo assim, torna-se possível pensar na forma poética com que Oswald de Andrade delineou uma etapa da história brasileira silenciada pelo discurso oficial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislei Martins de Souza, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

Doutora em Letras – UNESP/Assis. Docente no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT/Pontes e Lacerda). Líder do Grupo de pesquisa “Literatura, História e Cultura: interfaces epistemológicas”, cadastrado no Cnpq.

Viviane da Silva Santos, Federal de Mato Grosso - IFMT

Doutora em Letras – UERJ. Docente no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT/Lucas do Rio Verde). Pesquisadora no Grupo de pesquisa “Literatura, História e Cultura: interfaces epistemológicas”, cadastrado no Cnpq.

Referências

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Ulisses ou o mito e esclarecimento. In:_____. Dialética do esclarecimento. Tradução de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985.

ANDRADE, Oswald. Poemas da Colonização. In:_____. Pau-Brasil. 5. ed. São Paulo: Globo, 1991.

BOSI, Alfredo. A escravidão entre dois liberalismos. In:_____. Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

CAMPOS, Haroldo. Uma poética da radicalidade. In:_____. Pau-Brasil. 5. ed. São Paulo: Globo, 1991.

CANDIDO, Antonio. Estouro e libertação. In:_____. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas cidades, 1995a.

_____. Oswald viajante. In:_____. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas cidades, 1995b.

_____. Digressão sentimental sobre Oswald de Andrade. In:_____. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas cidades, 1995c.

_____. Literatura e cultura de 1900 a 1945. In:_____. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 8. ed. São Paulo: TA. Queiroz, 2000.

MORAES, Eduardo Jardim. Modernismo Revisitado. In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 1, n. 2, 1988.

OLIVEIRA, Vera Lúcia de. Modernismo: cosmopolitismo e nacionalismo. In:_____. Poesia, mito e história no Modernismo brasileiro. São Paulo: Editora UNESP; Blumenau: FURB, 2002a.

_____. Oswald de Andrade: história e anti-história, uma releitura crítica do passado. In:_____. Poesia, mito e história no Modernismo brasileiro. São Paulo: Editora UNESP; Blumenau: FURB, 2002b.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Souza, G. M. de, & Santos, V. da S. (2022). PAU-BRASIL: AS MAZELAS DA ESCRAVIDÃO EM OSWALD DE ANDRADE/PAU-BRASIL: THE ILLS OF SLAVERY IN OSWALD DE ANDRADE. Revista ECOS, 33(2), 53–69. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/11490

Edição

Seção

LITERATURA