PAU-BRASIL: AS MAZELAS DA ESCRAVIDÃO EM OSWALD DE ANDRADE/PAU-BRASIL: THE ILLS OF SLAVERY IN OSWALD DE ANDRADE

Autores

  • Gislei Martins de Souza Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT
  • Viviane da Silva Santos Federal de Mato Grosso - IFMT

Palavras-chave:

Escravidão. Pau-Brasil. Poética. Processo histórico. Violência.

Resumo

A proposta consiste no estudo dos poemas que trazem a temática da escravidão presentes na seção “Poemas da Colonização”, do livro Pau-Brasil (1925) escrito por Oswald de Andrade. Observa-se em que medida Oswald de Andrade articula, de forma poética, o processo histórico referente às mazelas da escravidão no Brasil. A poesia oswaldiana radicaliza o efeito de estranhamento quando projeta a violência oriunda das relações de poder à época da escravatura. Tem como suporte teórico autores (Bosi, 1992; Ribeiro, 1995; Todorov, 2003) que tratam dos resultados do processo de colonização, como também do desenvolvimento econômico do Brasil com a voga do ideário progressista. Sendo assim, torna-se possível pensar na forma poética com que Oswald de Andrade delineou uma etapa da história brasileira silenciada pelo discurso oficial.

Downloads

Biografia do Autor

  • Gislei Martins de Souza, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

    Doutora em Letras – UNESP/Assis. Docente no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT/Pontes e Lacerda). Líder do Grupo de pesquisa “Literatura, História e Cultura: interfaces epistemológicas”, cadastrado no Cnpq.

  • Viviane da Silva Santos, Federal de Mato Grosso - IFMT

    Doutora em Letras – UERJ. Docente no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT/Lucas do Rio Verde). Pesquisadora no Grupo de pesquisa “Literatura, História e Cultura: interfaces epistemológicas”, cadastrado no Cnpq.

Referências

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Ulisses ou o mito e esclarecimento. In:_____. Dialética do esclarecimento. Tradução de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985.

ANDRADE, Oswald. Poemas da Colonização. In:_____. Pau-Brasil. 5. ed. São Paulo: Globo, 1991.

BOSI, Alfredo. A escravidão entre dois liberalismos. In:_____. Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

CAMPOS, Haroldo. Uma poética da radicalidade. In:_____. Pau-Brasil. 5. ed. São Paulo: Globo, 1991.

CANDIDO, Antonio. Estouro e libertação. In:_____. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas cidades, 1995a.

_____. Oswald viajante. In:_____. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas cidades, 1995b.

_____. Digressão sentimental sobre Oswald de Andrade. In:_____. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas cidades, 1995c.

_____. Literatura e cultura de 1900 a 1945. In:_____. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 8. ed. São Paulo: TA. Queiroz, 2000.

MORAES, Eduardo Jardim. Modernismo Revisitado. In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 1, n. 2, 1988.

OLIVEIRA, Vera Lúcia de. Modernismo: cosmopolitismo e nacionalismo. In:_____. Poesia, mito e história no Modernismo brasileiro. São Paulo: Editora UNESP; Blumenau: FURB, 2002a.

_____. Oswald de Andrade: história e anti-história, uma releitura crítica do passado. In:_____. Poesia, mito e história no Modernismo brasileiro. São Paulo: Editora UNESP; Blumenau: FURB, 2002b.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Edição

Seção

LITERATURA

Como Citar

Souza, G. M. de, & Santos, V. da S. (2022). PAU-BRASIL: AS MAZELAS DA ESCRAVIDÃO EM OSWALD DE ANDRADE/PAU-BRASIL: THE ILLS OF SLAVERY IN OSWALD DE ANDRADE. Revista ECOS, 33(2), 53-69. https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/11490