A LITERATURA NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS: UM ESTUDO DE CASO/THE LITERATURE IN BILINGUAL EDUCATION FOR DEAF: A CASE STUDY

Autores

  • Carla Albilene de Souza Ferreira UFPE
  • Wilma Pastor de Andrade Sousa Universidade Federal de Pernambuco.

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar como a literatura surda é trabalhada numa sala bilíngue para surdos. Este estudo foi desenvolvido em uma sala regular bilíngue para surdos da rede municipal do Recife, situada na região político administrativa RPA – 4. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo na forma de um estudo de caso. Foi realizada entrevista com a professora da sala bilíngue e cinco observações durante as aulas de literatura surda. Os resultados apontam que a professora, em sua prática, trabalhou a literatura de forma dinâmica com a realização da leitura dos livros pelos estudantes, logo após pela professora e, em seguida, a professora fez a interpretação do texto, utilizando também das palavras-chave que são trabalhadas datilologicamente, o sinal em Libras e a escrita em português. Outra forma é interdisciplinarmente em que o livro é utilizado como recursos para outros conteúdos proporcionando assim momentos de aprendizagem de forma lúdica e visual.

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Biografia do Autor

Carla Albilene de Souza Ferreira, UFPE

Professora Pesquisadora da UFPE.

Wilma Pastor de Andrade Sousa, Universidade Federal de Pernambuco.

Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2018-08-22

Como Citar

Ferreira, C. A. de S., & Sousa, W. P. de A. (2018). A LITERATURA NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS: UM ESTUDO DE CASO/THE LITERATURE IN BILINGUAL EDUCATION FOR DEAF: A CASE STUDY. Revista ECOS, 24(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/3038

Edição

Seção

LITERATURA