SARAU ARTE DE SINALIZAR: NARRATIVA, HUMOR E POESIA/ART OF SIGNING POETRY SLAM: NARRATIVES, HUMOUR AND POETRY

Autores

  • Cláudio Henrique Nunes Mourão UFRGS
  • Bruna da Silva Branco (UFRGS

Resumo

Neste artigo, são apresentadas as impressões de espectadores do evento cultural “Sarau Arte de Sinalizar: narrativa, humor e poesia”, que ocorreu em Porto Alegre – RS, vinculado ao projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A ideia de promover esse encontro, em forma de Sarau, veio da própria comunidade surda, que objetivava compartilhar e registrar diferentes maneiras culturais da arte de sinalizar. O palco do Sarau contou com artistas surdos brasileiros e apresentações em vários gêneros literários. Nesse evento, foram realizadas entrevistas com os espectadores, que objetivaram explicitar as experiências ali constituídas. Os depoimentos bem relevantes à apresentação de resultados produzidos a partir das experiências do outro, registrados e conectados a um fluxo compartilhado com a Literatura Surda e os Estudos Surdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Henrique Nunes Mourão, UFRGS

Doutor em Educação. Professor Adjunto no Instituto de Letras, Departamento de Línguas Modernas, no Curso de Bacharelado em Letras, habilitação Tradutor e Intérprete de Libras-Português/Português-Libras, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Bruna da Silva Branco, (UFRGS

Bolsista da CAPES e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) na Universidade Federal Rio Grande do Sul (UFRGS).

Referências

BAUMAN, Hansel. DEAFSPACE: visão para uma arquitetura mais centrada no humano. In. Letramento Visual e Surdez. LEBEDEFF, Tatiana; et al. (org.). Rio de Janeiro: Wak Editora, 2017.

COELHO, Orquídea; CORTEZ, Susana. Surdos Isolados, Línguas, Cidadania, Identidade e Iliteracia. In: COELHO, Orquídea. KLEIN, Madalena (Coord.). Cartografias da Surdez: Comunidades, Línguas, Práticas e Pedagogia. [et al.]; colab. Sara Sousa, Cátia Lopes, Francisco Neves. Porto: Livpsic, 2013.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. edição, 1. Reimp. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro, Rio de Janeiro: DP&A, 2011.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GOLDEMBERG, Deborah. A Concepção do I Sarau das Poéticas Indígenas por uma Antropóloga-Escritora. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v.3, n. 1, p. 42-60, jan./jun. 2009.

GOLDEMBERG, Deborah; CUNHA, Rubelise. Literatura Indígena Contemporânea: o encontro das formas e dos conteúdos na poesia e prosa do I Sarau das Poéticas Indígenas. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 4, n. 1, p. 117-148, jan./jun. 2010.

KARNOPP, Lodenir. Produções culturais de surdos: análise da literatura surda. In: VIEIRAMACHADO, Lucyenne; LOPES, Maura (orgs.) Educação de Surdos: políticas, língua de sinais, comunidade e cultura surda. 1 ed., Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2010.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução Cristina Antunes, João Wanderley. 1 ed. reimp. – Belo Horizonte: Autência Editora, 2015.

MOURÃO, Cláudio. Literatura Surda: produções culturais de surdos em Língua de sinais. Porto Alegre, 2011. 132 f. Dissertação de mestrado – Programa de pós-graduação em Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Porto Alegre, 2011.

_______. Literatura Surda: experiência das mãos literárias. 2016, 287 f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

SACKS, Oliver. Vendo vozes: uma jornada pelo mundo dos surdos. Tradução Laura Texeira Motta. - São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

SILVEIRA, Carolina Hessel. O currículo de Língua de Sinais na Educação de surdos. Dissertação de Mestrado em Educação – Universidade Federal de Santa Catarina, 2006.

STOKOE, Willian. Língua gestual como primeira língua da humanidade. In. O Gesto e a Palavra I: antologia de textos sobre a surdez. BISPO, Maria; COUTO, André; CLARA, Maria; CLARA, Luís (org.). Ed. Caminho, AS, Lisboa, 2006.

SUTTON-SPENCE, Raquel; [et al.]. Os craques da Libras: a importância de um festival de folclore sinalizado. Revista Sinalizar, v. 1, p. 78-92, 2016.

WILCOX, Sherman & WILCOX, Phyllis Perrin. Aprender a Ver. Petrópolis, RJ, Editora Arara Azul, 2005.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org. e trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 14º ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2018-08-22

Como Citar

Mourão, C. H. N., & Branco, B. da S. (2018). SARAU ARTE DE SINALIZAR: NARRATIVA, HUMOR E POESIA/ART OF SIGNING POETRY SLAM: NARRATIVES, HUMOUR AND POETRY. Revista ECOS, 24(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/3041

Edição

Seção

LITERATURA