SARAU ARTE DE SINALIZAR: NARRATIVA, HUMOR E POESIA/ART OF SIGNING POETRY SLAM: NARRATIVES, HUMOUR AND POETRY

Autores

  • Cláudio Henrique Nunes Mourão UFRGS
  • Bruna da Silva Branco (UFRGS

Resumo

Neste artigo, são apresentadas as impressões de espectadores do evento cultural “Sarau Arte de Sinalizar: narrativa, humor e poesia”, que ocorreu em Porto Alegre – RS, vinculado ao projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A ideia de promover esse encontro, em forma de Sarau, veio da própria comunidade surda, que objetivava compartilhar e registrar diferentes maneiras culturais da arte de sinalizar. O palco do Sarau contou com artistas surdos brasileiros e apresentações em vários gêneros literários. Nesse evento, foram realizadas entrevistas com os espectadores, que objetivaram explicitar as experiências ali constituídas. Os depoimentos bem relevantes à apresentação de resultados produzidos a partir das experiências do outro, registrados e conectados a um fluxo compartilhado com a Literatura Surda e os Estudos Surdos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cláudio Henrique Nunes Mourão, UFRGS
    Doutor em Educação. Professor Adjunto no Instituto de Letras, Departamento de Línguas Modernas, no Curso de Bacharelado em Letras, habilitação Tradutor e Intérprete de Libras-Português/Português-Libras, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Bruna da Silva Branco, (UFRGS
    Bolsista da CAPES e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) na Universidade Federal Rio Grande do Sul (UFRGS).

Referências

BAUMAN, Hansel. DEAFSPACE: visão para uma arquitetura mais centrada no humano. In. Letramento Visual e Surdez. LEBEDEFF, Tatiana; et al. (org.). Rio de Janeiro: Wak Editora, 2017.

COELHO, Orquídea; CORTEZ, Susana. Surdos Isolados, Línguas, Cidadania, Identidade e Iliteracia. In: COELHO, Orquídea. KLEIN, Madalena (Coord.). Cartografias da Surdez: Comunidades, Línguas, Práticas e Pedagogia. [et al.]; colab. Sara Sousa, Cátia Lopes, Francisco Neves. Porto: Livpsic, 2013.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. edição, 1. Reimp. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro, Rio de Janeiro: DP&A, 2011.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GOLDEMBERG, Deborah. A Concepção do I Sarau das Poéticas Indígenas por uma Antropóloga-Escritora. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v.3, n. 1, p. 42-60, jan./jun. 2009.

GOLDEMBERG, Deborah; CUNHA, Rubelise. Literatura Indígena Contemporânea: o encontro das formas e dos conteúdos na poesia e prosa do I Sarau das Poéticas Indígenas. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 4, n. 1, p. 117-148, jan./jun. 2010.

KARNOPP, Lodenir. Produções culturais de surdos: análise da literatura surda. In: VIEIRAMACHADO, Lucyenne; LOPES, Maura (orgs.) Educação de Surdos: políticas, língua de sinais, comunidade e cultura surda. 1 ed., Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2010.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução Cristina Antunes, João Wanderley. 1 ed. reimp. – Belo Horizonte: Autência Editora, 2015.

MOURÃO, Cláudio. Literatura Surda: produções culturais de surdos em Língua de sinais. Porto Alegre, 2011. 132 f. Dissertação de mestrado – Programa de pós-graduação em Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Porto Alegre, 2011.

_______. Literatura Surda: experiência das mãos literárias. 2016, 287 f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

SACKS, Oliver. Vendo vozes: uma jornada pelo mundo dos surdos. Tradução Laura Texeira Motta. - São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

SILVEIRA, Carolina Hessel. O currículo de Língua de Sinais na Educação de surdos. Dissertação de Mestrado em Educação – Universidade Federal de Santa Catarina, 2006.

STOKOE, Willian. Língua gestual como primeira língua da humanidade. In. O Gesto e a Palavra I: antologia de textos sobre a surdez. BISPO, Maria; COUTO, André; CLARA, Maria; CLARA, Luís (org.). Ed. Caminho, AS, Lisboa, 2006.

SUTTON-SPENCE, Raquel; [et al.]. Os craques da Libras: a importância de um festival de folclore sinalizado. Revista Sinalizar, v. 1, p. 78-92, 2016.

WILCOX, Sherman & WILCOX, Phyllis Perrin. Aprender a Ver. Petrópolis, RJ, Editora Arara Azul, 2005.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org. e trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 14º ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2018-08-22

Edição

Seção

LITERATURA

Como Citar

SARAU ARTE DE SINALIZAR: NARRATIVA, HUMOR E POESIA/ART OF SIGNING POETRY SLAM: NARRATIVES, HUMOUR AND POETRY. (2018). Revista ECOS, 24(1). https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/3041