DO PONTO DE VISTA ARTÍSTICO ÀS TÉCNICAS DE DESENHO E OBSERVAÇÃO NAS ARTES VISUAIS/FROM ARTISTIC VIEW TO DRAWING AND OBSERVATION TECHNIQUES IN THE VISUAL ARTS
Resumo
Esta análise está pautada em três imagens de artistas distintos, com nacionalidades e períodos históricos diferentes. O corpus ficou, portanto, assim estabelecido: Escola de Atenas (1511), de Rafael; Desenho a Nanquim do Museu de Arte Moderna de São Paulo, MASP; e Torre de Babel (1928), de Maurits Cornelis Escher. A metodologia de análise pautará em um movimento que segue da exploração de elementos artísticos às técnicas utilizadas pelos autores, estabelecendo um contraponto entre aquilo que o artista utilizou na produção de sua obra e a percepção do observador no ato de contemplação do objeto artístico.
Downloads
Referências
ERNST, Bruno. O espelho mágico de M. C. Escher. Tradução: Maria Odete Gonçalvez Koller. Berlin: Taschen. 1991.
FRAZÃO, Diva. Rafael Sanzio – Pintor italiano. ?https://www.ebiografia.com/rafael_sanzio/?, acesso em 05/11/2018, às 19 horas.
MATOS JUNOR, Jairo Telmos. A representação em perspectiva e as figuras impossíveis presentes nos trabalhos do artísta gráfico Maurits Cornelis Escher. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis, 2007.
Webgrafia
?https://pt.wikipedia.org/wiki/Perspectiva_com_um_ponto_de_fuga?, acesso em 03/11/2018, às 15 horas.
?https://nanquim.com.br/sobre-a-tinta-nanquim/?, acesso em 03/11/2018, às 15:30 horas.
?https://pt.wikipedia.org/wiki/Perspectiva_com_dois_pontos_de_fuga#/media/File:Perspectiva-do-arquiteto.png?, acesso em 03/11/2018, às 16 horas.