DO PONTO DE VISTA ARTÍSTICO ÀS TÉCNICAS DE DESENHO E OBSERVAÇÃO NAS ARTES VISUAIS/FROM ARTISTIC VIEW TO DRAWING AND OBSERVATION TECHNIQUES IN THE VISUAL ARTS

Autores

  • Agnaldo Rodrigues da Silva UNEMAT

Resumo

Esta análise está pautada em três imagens de artistas distintos, com nacionalidades e períodos históricos diferentes. O corpus ficou, portanto, assim estabelecido: Escola de Atenas (1511), de Rafael; Desenho a Nanquim do Museu de Arte Moderna de São Paulo, MASP; e Torre de Babel (1928), de Maurits Cornelis Escher. A metodologia de análise pautará em um movimento que segue da exploração de elementos artísticos às técnicas utilizadas pelos autores, estabelecendo um contraponto entre aquilo que o artista utilizou na produção de sua obra e a percepção do observador no ato de contemplação do objeto artístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agnaldo Rodrigues da Silva, UNEMAT

 Doutor da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Referências

ERNST, Bruno. O espelho mágico de M. C. Escher. Tradução: Maria Odete Gonçalvez Koller. Berlin: Taschen. 1991.

FRAZÃO, Diva. Rafael Sanzio – Pintor italiano. ?https://www.ebiografia.com/rafael_sanzio/?, acesso em 05/11/2018, às 19 horas.

MATOS JUNOR, Jairo Telmos. A representação em perspectiva e as figuras impossíveis presentes nos trabalhos do artísta gráfico Maurits Cornelis Escher. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis, 2007.

Webgrafia

?https://pt.wikipedia.org/wiki/Perspectiva_com_um_ponto_de_fuga?, acesso em 03/11/2018, às 15 horas.

?https://nanquim.com.br/sobre-a-tinta-nanquim/?, acesso em 03/11/2018, às 15:30 horas.

?https://pt.wikipedia.org/wiki/Perspectiva_com_dois_pontos_de_fuga#/media/File:Perspectiva-do-arquiteto.png?, acesso em 03/11/2018, às 16 horas.

Downloads

Publicado

2019-03-11

Como Citar

Silva, A. R. da. (2019). DO PONTO DE VISTA ARTÍSTICO ÀS TÉCNICAS DE DESENHO E OBSERVAÇÃO NAS ARTES VISUAIS/FROM ARTISTIC VIEW TO DRAWING AND OBSERVATION TECHNIQUES IN THE VISUAL ARTS. Revista ECOS, 25(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/3307