UMA REFLEXÃO SOBRE MEMÓRIAS E ELEMENTOS CULTURAIS DA COMUNIDADE TRADICIONAL EM ARRAIAL DO CABO: PESCA ARTESANAL E ISOLAMENTO SOCIAL E GEOGRÁFICO/A REFLECTION ON MEMORIES AND CULTURAL ELEMENTS OF THE TRADITIONAL COMMUNITY IN ARRAIAL DO CABO: CRAFTS AND SOC

Autores

  • Manuela Chagas Manhães Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Júlio Ramos Esteves jesteves48@yahoo.com.br

Resumo

Nesse presente artigo, pretendemos discutir como a cultura assim como a história está permanentemente num processo, particularmente, no que se refere ao nosso objeto de estudo, as comunidades tracionais pesqueiras de Arraial do Cabo. Em outras palavras, temos sempre a construção de um novo contexto cultural, que trazem em seu interior sistemas simbólicos e estruturas significantes para um modo de vida compactuado pelos membros da comunidade. Logo, consideramos que nesse novo contexto sociocultural, ambiental e econômico, a cultura representa não só a caracterização da comunidade, mas a sua continuação, a sua sobrevivência ao tempo e uma maneira que favorece a superação à situações adversas. Nesse novo contexto que é comungado pelos membros de uma comunidade, há a reinvenção da memória coletiva assim como de sua identidade, mas que continuam sendo peças chave para a compreensão do modo de vida. Desse modo, num primeiro momento contextualizamos a formação da comunidade tradicional de Arraial do Cabo e a sua relação com a pesca artesanal. Sendo assim, objetivamos entender como determinados elementos culturais que permeiam a memória social em torno da pesca artesanal, tornam-se eixos norteadores para que haja entre os pares o reconhecimento social comunitário. Esse reconhecimento, por sua vez, pode ser considerado o ponto de partida para que haja o reconhecimento societário e assim o fortalecimento do sentimento de pertencimento da comunidade tradicional através da cultura como contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio Ramos Esteves, jesteves48@yahoo.com.br

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com bolsa de doutorado-sandwich na Wilhelms-Universität Münster (Alemanha)) (1998). Atualmente é professor associado IV da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. 

Referências

BRAGA, Elizabeth dos Santos. A constituição da memória: uma perspectiva histórico cultural. Ijuí: Ed. UNIJUÌ, 200.

BERANGER, Abel. Dados históricos de Cabo Frio. Cabo frio 500 anos de História. Banco do Brasil: 2015; 3ª. Ed.

BERGER, Peter & LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1985.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade - lembranças de velhos. 3ª ed. São Paulo: Cia das Letras, 1994.

CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. Tradução Klauss Brandini Gerhardt. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

DAMACENO, Meri. Cabistezas “causos” do Arraial. RJ: Talagarça, 2003.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. 1ª. Edição; RJ: LTC, 2015.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 2003.

HOBSBAWM, Eric et all. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

INSTITUTO ACQUA/PETROBRÁS, PROLAGOS. A pesca oceânica no municio de Arraial do Cabo – Elementos socioeconômicos. Arraial do Cabo:1992.

LEROY, Jean Pierre. Da comunidade local às dinâmicas microrregionais na busca do desenvolvimento sustentável. In: A geografia política do desenvolvimento sustentável. Org: Bertha K. Bercker e Mariana Miranda. Rio de Janeiro: Editora UEJ, 1997, págs: 251-272.

MONDONADO, Simone Carneiro. Pescadores do mar. SP: Editora Ática, 1986. Série Princípios.

MONTENEGRO, Antonio Torres. História oral e memória: a cultura popular revisitada. São Paulo: Editora Contexto, 1992, Coleção Caminhos da História.

PRADO, Simone Moutinho. Da anchova ao salário mínimo: uma etnografia sobre injunções de mudanças sociais em Arraial do Cabo. Niterói: EdUFF, 2002.

SAHLINS, Marshall. Ilhas de histórias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.

Downloads

Publicado

2019-03-11

Como Citar

Manhães, M. C., & Esteves, J. R. (2019). UMA REFLEXÃO SOBRE MEMÓRIAS E ELEMENTOS CULTURAIS DA COMUNIDADE TRADICIONAL EM ARRAIAL DO CABO: PESCA ARTESANAL E ISOLAMENTO SOCIAL E GEOGRÁFICO/A REFLECTION ON MEMORIES AND CULTURAL ELEMENTS OF THE TRADITIONAL COMMUNITY IN ARRAIAL DO CABO: CRAFTS AND SOC. Revista ECOS, 25(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/3313