ANÁLISE DISCURSIVA DAS REPRESENTAÇÕES IMAGINÁRIAS EM LIVROS DIDÁTICOS PARA SÉRIES INICIAIS: FAMÍLIA, MULHER E ESCOLA/A DISCURSIVE ANALYSIS OF IMAGINARY REPRESENTATIONS IN TEXTBOOKS FOR INITIAL GRADES OF ELEMENTARY SCHOOL: FAMILY, SCHOOL AND WOMAN
Resumo
Baseadas no escopo teórico-metodológico da Análise de Discurso de cunho materialista, este artigo busca compreender os modos de representação imaginária de três eixos bastante recorrentes no espaço discursivo de livros didáticos para as séries iniciais: família, escola e mulher. Trata-se de oito livros didáticos escolhidos (Geografia, Estudos Sociais, Ciência e Língua Portuguesa) para a presente pesquisa. A metade dos livros foi produzida na década de 90 do século XX e a outra, nos anos 2000. O objetivo consistiu em compreender os modos de representação da aludida tríade em ambos períodos de nossa história. Como resultado da análise empreendida, pode-se vislumbrar sentidos diferentes, nos distintos períodos dos livros, para a mulher e família. Em contrapartida, o sentido de escola, embora aparentemente diferente, traz em seu bojo a mesma lógica: higienização, disciplina e apagamento das diferenças.
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