HUMOR, ESTEREÓTIPO E LIVRO DIDÁTICO: UM ESTUDO DE PIADAS À LUZ DA SEMÂNTICA DO ACONTECIMENTO/HUMOR, STEREOTYPE AND DIDACTIC BOOK: A STUDY OF JOKE IN THE LIGHT OF THE SEMANTIC OF THE EVENT

Autores

  • Poliana Miranda Sampaio Almeida Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Adilson Ventura Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB – Vitória da Conquista/Ba)

Resumo

Buscou-se analisar, neste artigo, se a construção do humor em piadas, presentes no livro didático “Português Linguagens”, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, utilizado no Ensino Médio, retrata uma imagem lúdica dos sujeitos ou propaga preconceitos. Para isso, definiu-se como linha teórica deste trabalho a Semântica do Acontecimento, proposta por Eduardo Guimarães (2002), que entende que os sentidos se constituem no acontecimento. Desse modo, para se analisar os modos como os sentidos das piadas foram se constituindo nas três ocorrências dentro do livro didático em estudo, adotou-se como procedimento metodológico o dispositivo específico de análise semântica, proposto por Guimarães (2002), - a reescrituração e a articulação – assim como a construção de um DSD. Por se tratar de um livro didático, utilizou-se como fonte teórica também a LDB e os PCNEM, além de outros autores que tratam sobre a questão do humor, como Travaglia (1990) e Ramos (2011).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Poliana Miranda Sampaio Almeida, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestra em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB - Vitória da Conquista/Ba). Professora de Língua Portuguesa do Colégio Estadual Professor Alexandre Leal Costa (CEPALC – Barreiras/Ba).

Adilson Ventura, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB – Vitória da Conquista/Ba)

Doutor em Linguística pela UNICAMP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB – Vitória da Conquista/Ba).

Referências

CEREJA, William Roberto & MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português Linguagens: ensino médio. 9.ed. São Paulo: Saraiva, 2013. Vol. 2.

GUIMARÃES, Eduardo. Semântica do Acontecimento. São Paulo: Pontes, 2002.

____________________. “Domínio Semântico de Determinação”. In: GUIMARÃES, Eduardo & MOLLICA, Maria Cecília. (orgs.) Palavra: forma e sentido. Campinas: Pontes Editores, RG Editores, 2007.

____________________. “A enumeração: funcionamento enunciativo e sentido”. Cadernos de Estudos Linguísticos 51. Campinas-SP: UNICAMP, jan./jun. 2009. p.49-68.

____________________. Análise de texto: procedimentos, análises, ensino. Campinas: Editora RG, 2011.

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL. Lei nº 9394/96.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO. Parte II. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. 2000.

RAMOS, Paulo. Faces do humor. Uma aproximação entre piadas e tiras. Campinas-SP: Zarabatana Books, 2011.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. “Uma introdução ao estudo do humor pela linguística”. DELTA – Revista de Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, São Paulo, v.6, n.1, p.55-82, 1990.

www.fnde.gov.br

Downloads

Publicado

2019-03-11

Como Citar

Almeida, P. M. S., & Ventura, A. (2019). HUMOR, ESTEREÓTIPO E LIVRO DIDÁTICO: UM ESTUDO DE PIADAS À LUZ DA SEMÂNTICA DO ACONTECIMENTO/HUMOR, STEREOTYPE AND DIDACTIC BOOK: A STUDY OF JOKE IN THE LIGHT OF THE SEMANTIC OF THE EVENT. Revista ECOS, 25(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/3325

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA