GESTOS DE LEITURA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ESCOLA: O JOGO DO MESMO E O DIFERENTE/ESTURES OF READING TEACHER TRAINING IN SCHOOL: THE GAME OF THE SAME AND THE DIFFERENT

Autores

  • Ana Maria Di Renzo UNEMAT
  • Eliane Cristina Dalcico UNEMAT

Resumo

Neste trabalho - recorte do projeto de pesquisa do doutorado – procuramos compreender o texto em sua materialidade, como historicidade significante e significada, como lugar de “[...] tensão entre o mesmo e o diferente, dispersão do sujeito e do sentido” (ORLANDI, 2001). Portanto, objetivamos analisar o funcionamento das políticas públicas de formação do professor, no modo como o Estado produz formas de controle pelo discurso. Nossa reflexão parte dos documentos direcionados para formação do professor na escola – os Orientativos - onde a produção de sentidos se dá sempre numa relação de repetição. Nesse sentido, é Pêcheux (2014) que nos mostra que o funcionamento da língua se articula com a ideologia.  E o processo discursivo se constitui por uma contradição. Para tanto, tomamos como base teórica a Análise de Discurso que compreende o discurso, seu objeto, enquanto “[...] efeito de sentido entre locutores” (ORLANDI, 2012). Assim, entendemos que as políticas de formação do professor vão se constituindo por meio de paráfrases discursivas. Tais formulações não produzem deslocamentos de sentidos outros, pois o Estado institucionaliza o sentido dominante e impõe à língua o sentido literal.

PALAVRAS-CHAVE: Estado; políticas públicas; paráfrases; discurso.

Biografia do Autor

Ana Maria Di Renzo, UNEMAT

Prof.ª Drª do Programa de Pós-Graduação/PPGL-UNEMAT.

Eliane Cristina Dalcico, UNEMAT

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística – UNEMAT/Cáceres.

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Publicado

30/12/2018

Como Citar

Renzo, A. M. D., & Dalcico, E. C. (2018). GESTOS DE LEITURA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ESCOLA: O JOGO DO MESMO E O DIFERENTE/ESTURES OF READING TEACHER TRAINING IN SCHOOL: THE GAME OF THE SAME AND THE DIFFERENT. Revista ECOS, 25(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/3366

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA