A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE A PARTIR DA LEITURA DO CONTO “A FÁBULA DO QUASE FRITO”/LA CONSTRUCION DE LA IDENTIDAD A PARTIR DE LA LECTURA DEL CUENTO “LA FÁBULA DEL CASI FRITO”
Resumo
Neste artigo, abordamos uma pesquisa e o desenvolvimento de um projeto interventivo que são partes dos requisitos do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS. O projeto abordou a leitura pela perspectiva literária, e foi executado com o 9º Ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Dona Rosa Frigger Piovezan, situada na cidade de Comodoro – MT, com o objetivo principal de proporcionar ao aluno o possível desenvolvimento do interesse pela leitura e produção literárias, por meio da prosa poética presentes em obras infanto-juvenis, com respaldos teóricos em obras de H. R. Jauss, M. Bakhtin, S. Hall, Z. Bauman, R. Zilberman, V. Jouve, R. Rojo, N.N. Coelho, dentre outros. Na execução do projeto, propusemos alternativas sobre o desafio de “como” trabalhar a leitura, com “prazer e fruição”, visando à produção textual. A metodologia foi dividida em quatro eixos com textos de diversos gêneros literários, sendo que um deles constitui o corpus deste artigo: “A Fábula do Quase Frito”, de Ivens Scaff.
Downloads
Referências
AGUIAR, Vera Teixeira; BORDINI, Maria da Glória. Literatura: a formação do leitor, alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Beneddetto Vecchi/Zygmunt Bauman; tradução; Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2005.
BRASIL. Portaria nº 17 CAPES, de 28 de dezembro de 2009. Dispõe sobre o mestrado profissional no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 248, 29 dez. 2009. Seção 1, p. 20. Disponível em: Acesso em: 06 ago. 2019.
______. Resolução nº 001/2014 – Conselho Gestor, de 23 de abril de 2014. Estabelece diretrizes para a pesquisa do trabalho final no Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS. Disponível em: <http://www.profletras.ufrn.br/documentos/ 193488707#. W1JYNPZFzmI> Acesso em: 06 ago. 2019
______. Secretaria de Educação Fundamental. B823p. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: 1997, 144p.
CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos avançados: 11 S, 1991.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000a.
______. Literatura: arte, conhecimento e vida. São Paulo: Peirópolis, 2000b.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009.
COSTA, Luciana Raimunda de Lana. Letramento Literário: a identidade do ser-autor. 2019. 190f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres, 2019.
DIAS, Lucimar Rosa. Cada um com seu jeito, cada jeito é de um! Sandra Beatriz Lavandeira (Ilustrador). Editora Alvorada, 2012.
FAILLA, Zoara. Retratos da leitura no Brasil. 4. Rio de Janeiro: Sextante, 2016. Disponível em: <http://prolivro.org.br/home/images/ 2016/RetratosDaLeitura2016_LIVRO _EM_PDF_FIN AL_COM_CAPA.pdf.> Acesso em: 12 dez, 2018.
FERREIRA, João Carlos. Mato Grosso e seus municípios. Cuiabá: Secretaria de Estado da Cultura, 1997.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 12. Ed. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva & Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
HEIDEGGER, Martin. A caminho da linguagem. Petrópolis: Vozes, 2003.
_____. Ser e tempo. Petrópolis: Vozes, 2005.
HUNHOFF, Elizete Dall’Comune. Literatura e leitura – concepções sobre o ensino de literatura e a formação do leitor. Revista Ecos, v. 11, n. 02, 2011. Disponível em: http://www.unemat.br/revistas/ecos/docs/v_11/31_Pag_Revista_Ecos_V-11_N-02_A2011 .pdf. Acesso em: 10 nov. 2017.
IBGE, Comodoro. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística | v4.3.17.1. 2017. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mt/comodoro/historico>Acesso em: 21 out. 2018
IDEB, Escola Estadual Dona Rosa Frigger Piovezan, 2015. Disponível em: http://ideb. inep.gov.br/resultado/resultado/resultado.seam?cid=1041696. Acesso em: 27 mai, 2018.
JAUSS, Hans Robert. A estética da recepção: colocações gerais. Trad. Luiz Costa Lima e Peter Naumann. In: ______ et al. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Seleção, coordenação e prefácio de Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
______. A história da literatura como provocação à teoria literária. Tradução de Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994. (Série Temas, v. 36).
JOUVE, Vincent. A Leitura. Tradução Brigitte Hervot. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
KLEIMAN, Ângela; Silvia E. Moraes. Leitura e interdisciplinaridade. Tecendo redes nos projetos da escola. – Campinas, SP: Mercado das Letras, 1999, - (Coleção Idéias sobre Linguagem).
______. Abordagens da leitura. Scripta, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, p. 13-22, 1º sem. 2004. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5752/P.2358-3428. Acesso em 24 dez, 2018.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Editora Ática, 1993.
LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luzia de; ROUXEL, Annie. Leitura subjetiva e ensino de literatura (Org.) Seleção de textos: Annie Rouxel e Gérard Langlade; coordenação de edição brasileira Neide Luzia de Rezende; tradutores Amaury C. Moraes; coordenação de revisão e revisão técnica Neide Luzia de Rezende, Rita Jover-Faleiros. São Paulo: Alameda, 2013.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiências. Tradução de Cristina Antunes, João Vanderley Geraldi. 1. Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999. 264 p. (Coleção TRANS)
MACHADO, Ana Maria. Menina Bonita do Laço de Fita. 7. ed. São Paulo: Ática, 2005.
MUNDURUKU, Daniel. Você lembra pai? Ilustrações de Rogério Borges. 1. Ed. São Paulo: Global, 2003.
PATERNO, Semíramis. A Cor da vida. Belo Horizonte, MG: Lê, 2008.
PINTO, Ziraldo Alves. Flicts. São Paulo: Melhoramentos, 1984.
SARAMAGO, José. A maior flor do mundo. Lisboa: Caminho, 2011.
SCAFF, Ivens Cuiabano. A fábula do Quase Frito. 2. ed. Cuiabá: Tempo Presente, 1997.
SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.) Identidade e diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis, RJ, 2ª. Ed. Vozes 2000.
ZILBERMAN, Regina. A Literatura Infantil na Escola. 3. Ed. São Paulo: Globo, 1983.
_____. O papel da literatura na escola. São Paulo: Via Atlântica, n. 14, dez. 2008a. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/va.v0i14.50376>. Acesso em: 16-17 jan. 2018.