DIÁRIO DE LEITURAS NA ESCOLA: INTERPRETAÇÃO E SUBJETIVIDADES/THE READING DIARY IN SCHOOL: INTERPRETATION AND SUBJECTIVES

Autores

  • Simone de Barros Berte UNEMAT
  • Vera Maquêa UNEMAT

Resumo

Apresentaremos, neste artigo, uma reflexão sobre o Diário de leituras como instrumento pedagógico e análise de resultados de uma prática desenvolvida com estudantes do nono ano do ensino fundamental que pretendia, a partir de leituras de narrativas, verificar o envolvimento que eles estabeleceriam com as leituras, contribuindo assim para a formação de leitores. Dentre as narrativas que lemos, das quais trouxemos registros, estão O beijo da palavrinha, de Mia Couto (2006) e A menina de lá, de Guimarães Rosa (2011). A metodologia utilizada foi a da escrita em diários de leitura que pretendia possibilitar o exercício da escrita autoral, os registros das leituras de textos literários e a escrita para verificação da relação com as narrativas. Esse procedimento possibilitou uma reflexão sobre os diários e subjetividade na leitura. Para tanto, recorremos a autores como Anna Rachel Machado (1998), Michèle Petit (2009) e Anne Rouxel (2013), entre outros, que contribuem para pensar o ensino da literatura e a formação de leitores. Por fim, depois de observar as produções escritas e as analisarmos, apresentamos alguns resultados que compartilhamos neste texto.

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Biografia do Autor

Simone de Barros Berte, UNEMAT

Mestra em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS.

Vera Maquêa, UNEMAT

Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. Docente do Curso de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso –UNEMAT. Professora orientadora do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UNEMAT.

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Publicado

2020-03-18

Como Citar

Berte, S. de B., & Maquêa, V. (2020). DIÁRIO DE LEITURAS NA ESCOLA: INTERPRETAÇÃO E SUBJETIVIDADES/THE READING DIARY IN SCHOOL: INTERPRETATION AND SUBJECTIVES. Revista ECOS, 27(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/4371

Edição

Seção

LITERATURA