DIÁRIO DE LEITURAS NA ESCOLA: INTERPRETAÇÃO E SUBJETIVIDADES/THE READING DIARY IN SCHOOL: INTERPRETATION AND SUBJECTIVES
Resumo
Apresentaremos, neste artigo, uma reflexão sobre o Diário de leituras como instrumento pedagógico e análise de resultados de uma prática desenvolvida com estudantes do nono ano do ensino fundamental que pretendia, a partir de leituras de narrativas, verificar o envolvimento que eles estabeleceriam com as leituras, contribuindo assim para a formação de leitores. Dentre as narrativas que lemos, das quais trouxemos registros, estão O beijo da palavrinha, de Mia Couto (2006) e A menina de lá, de Guimarães Rosa (2011). A metodologia utilizada foi a da escrita em diários de leitura que pretendia possibilitar o exercício da escrita autoral, os registros das leituras de textos literários e a escrita para verificação da relação com as narrativas. Esse procedimento possibilitou uma reflexão sobre os diários e subjetividade na leitura. Para tanto, recorremos a autores como Anna Rachel Machado (1998), Michèle Petit (2009) e Anne Rouxel (2013), entre outros, que contribuem para pensar o ensino da literatura e a formação de leitores. Por fim, depois de observar as produções escritas e as analisarmos, apresentamos alguns resultados que compartilhamos neste texto.
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Referências
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