LÍNGUA ESCOLAR: AFINAL, QUE LÍNGUA É ESSA?/SCHOOL LANGUAGE: AFTER ALL, WHAT LANGUAGE IS THIS?

Autores

  • Claudia Pfeiffer UNICAMP
  • Mariza Vieira da Silva Universidade Católica de Brasilia
  • Verli Petri Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Filiando-nos aos estudos produzidos na área de História das Ideias Linguísticas a partir de sua relação com a Análise de Discurso, incidiremos sobre o funcionamento de duas políticas públicas no tocante ao ensino da língua portuguesa no Brasil, a saber: a instituição da Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Ensino Médio. Traremos à tela parte dos processos discursivos em funcionamento nas textualidades que as constituem, observando as relações intertextuais e interdiscursivas, refletindo sobre sentidos unívocos e homogêneos que nelas se constituem de modo a contribuir para a discussão sobre a língua portuguesa escolar como um objeto complexo de transmissão de saberes linguísticos, que se faz por meio de instrumentos linguísticos de diferentes naturezas.

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Biografia do Autor

  • Claudia Pfeiffer, UNICAMP
    Pesquisadora no Laboratório de Estudos Urbanos do Nudecri e professor pleno do Programa de Pós-Graduação em Linguística do IEL, ambos da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.
  • Mariza Vieira da Silva, Universidade Católica de Brasilia
    Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, com pós-doutorado em História das Ideias Linguísticas na École Normale Supérieure Lettres & Sciences Humaines, em Lyon, França; professora aposentada na Universidade Católica de Brasilia; pesquisadora vinculada ao Laboratório de Estudos Urbanos da Universidade Estadual de Campinas.
  • Verli Petri, Universidade Federal de Santa Maria
    Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas, é professora associada na Universidade Federal de Santa Maria, onde atua como pesquisadora do Laboratório Corpus e do Centro de Documentação e Memória. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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Publicado

2020-03-18

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA

Como Citar

LÍNGUA ESCOLAR: AFINAL, QUE LÍNGUA É ESSA?/SCHOOL LANGUAGE: AFTER ALL, WHAT LANGUAGE IS THIS?. (2020). Revista ECOS, 27(2). https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/4372