LÍNGUA ESCOLAR: AFINAL, QUE LÍNGUA É ESSA?/SCHOOL LANGUAGE: AFTER ALL, WHAT LANGUAGE IS THIS?

Autores

  • Claudia Pfeiffer UNICAMP
  • Mariza Vieira da Silva Universidade Católica de Brasilia
  • Verli Petri Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Filiando-nos aos estudos produzidos na área de História das Ideias Linguísticas a partir de sua relação com a Análise de Discurso, incidiremos sobre o funcionamento de duas políticas públicas no tocante ao ensino da língua portuguesa no Brasil, a saber: a instituição da Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Ensino Médio. Traremos à tela parte dos processos discursivos em funcionamento nas textualidades que as constituem, observando as relações intertextuais e interdiscursivas, refletindo sobre sentidos unívocos e homogêneos que nelas se constituem de modo a contribuir para a discussão sobre a língua portuguesa escolar como um objeto complexo de transmissão de saberes linguísticos, que se faz por meio de instrumentos linguísticos de diferentes naturezas.

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Biografia do Autor

Claudia Pfeiffer, UNICAMP

Pesquisadora no Laboratório de Estudos Urbanos do Nudecri e professor pleno do Programa de Pós-Graduação em Linguística do IEL, ambos da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Mariza Vieira da Silva, Universidade Católica de Brasilia

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, com pós-doutorado em História das Ideias Linguísticas na École Normale Supérieure Lettres & Sciences Humaines, em Lyon, França; professora aposentada na Universidade Católica de Brasilia; pesquisadora vinculada ao Laboratório de Estudos Urbanos da Universidade Estadual de Campinas.

Verli Petri, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas, é professora associada na Universidade Federal de Santa Maria, onde atua como pesquisadora do Laboratório Corpus e do Centro de Documentação e Memória. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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Publicado

2020-03-18

Como Citar

Pfeiffer, C., Silva, M. V. da, & Petri, V. (2020). LÍNGUA ESCOLAR: AFINAL, QUE LÍNGUA É ESSA?/SCHOOL LANGUAGE: AFTER ALL, WHAT LANGUAGE IS THIS?. Revista ECOS, 27(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/4372

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA