PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA NA SALA DE AULA E OS MODOS DE IDENTIFICAÇÃO DOS SUJEITOS COM O LUGAR EM QUE VIVEM/READING AND WRITING PRACTICES IN THE CLASSROOM AND MODES OF IDENTIFICATION OF THE SUBJECTS WITH THE PLACE THEY LIVE

Autores

  • Débora da Cruz Lima UNEMAT
  • Sandra Raquel de A. Cabral Hayashida UNEMAT

Resumo

Este texto inscrito na perspectiva da Análise de Discurso francesa, filiada a Michel Pêcheux, na França, e à Eni Orlandi, no Brasil e de outros pesquisadores, apresenta um projeto de intervenção pedagógica, desenvolvido em uma turma de 7ª ano do ensino fundamental da E. E. Maria Miranda Araújo, localizada em Guariba, distrito do município de Colniza-MT. O objetivo principal desta intervenção foi o de desenvolver práticas de leitura e de escrita, na perspectiva discursiva, sobre o distrito de Guariba e, dessa maneira, compreender os processos de identificação dos sujeitos com o local em que vivem. Trabalhamos no sentido dos alunos assumirem uma postura diferente frente ao texto, de forma que foram questionadas as diversas maneiras dos textos significarem, rompendo assim com o tradicional trabalho com a gramática e metalinguagem no desenvolver das práticas de ensino nas aulas de Língua Portuguesa. No final do trabalho os alunos produziram um vídeo documentário sobre Guariba-MT. Pudemos perceber pelas análises das produções dos alunos, que eles assumiram-se autores e, enfrentando a responsabilidade que vem com essa assunção, saíram então de uma escrita mecânica apenas na e para a escola.

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Biografia do Autor

Débora da Cruz Lima, UNEMAT

Mestra em Letras, pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, Unidade UNEMAT/Cáceres-MT. Professora da Escola Estadual Maria Miranda Araújo, Guariba-MT.

Sandra Raquel de A. Cabral Hayashida, UNEMAT

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, Professora do Programa de Mestrado Profissional em Letras, Unidade UNEMAT/Cáceres-MT. Pesquisadora do CEPEL.

Referências

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Publicado

2020-03-18

Como Citar

Lima, D. da C., & Hayashida, S. R. de A. C. (2020). PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA NA SALA DE AULA E OS MODOS DE IDENTIFICAÇÃO DOS SUJEITOS COM O LUGAR EM QUE VIVEM/READING AND WRITING PRACTICES IN THE CLASSROOM AND MODES OF IDENTIFICATION OF THE SUBJECTS WITH THE PLACE THEY LIVE. Revista ECOS, 27(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/4373

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA